segunda-feira, 25 de julho de 2011

Porque necessitamos de relacionamentos?


“O relacionamento humano nos ajuda a seguir em frente porque ele sempre pressupõe um futuro” (Albert Camus).
Não existe nada tão forte, tão arraigado na personalidade humana quanto à necessidade de nos relacionarmos. Gostemos ou não, todos nós dependemos uns dos outros. O filósofo John Donne disse: ‘Nenhum homem é uma ilha’. Ninguém jamais conseguirá sobreviver sozinho. Precisamos, desde o momento em que nascemos, de nos relacionarmos para sobreviver. Precisamos de amor, afeto, aceitação, segurança e amizade.
Este é um kit de sobrevivência que faz parte de nossa espécie como seres humanos. Precisamos sempre de alguém.
“Não há substituto para um conforto de saber que temos alguém com quem podemos contar inteiramente” ( Iris Murdoch).
Desde que nascemos, temos uma necessidade inata de ligação com o outro. A ausência de relacionamento, seja com a mãe biológica ou alguém que a substitua, impedirá o crescimento e o desenvolvimento natural da criança, podendo levar até mesmo à morte. Essa forte e profunda necessidade humana de cuidados não se altera com a idade. Segundo pesquisas, pessoas adultas que se isolam do mundo, recusando até mesmo a companhia de um animal de estimação, têm grande probabilidade de morrer mais cedo do que aquelas que cultivam algum tipo de relacionamento.
Os dados indicam que o isolamento social é uma causa de mortalidade tão importante quanto o fumo, a hipertensão, a obesidade e a falta de exercício físico (1990, Nashwille Nelson).
Todos nós nascemos com a necessidade permanente de estabelecer relacionamentos significativos com os outros. Essa necessidade surge no dia em que nascemos e permanece até o nosso último suspiro de vida. Todos nós temos a necessidade de ser queridos, aceitos, apreciados, amados e valorizados e isto só poderá ser realizado através de relacionamentos. A necessidade dos relacionamentos faz parte da vontade de Deus em nossa vida. Foi o próprio Senhor quem nos criou para nos relacionarmos. Ao criar Adão, Deus verificou que o homem estava só, sentindo-se solitário e incompleto. Então disse: “Não é bom que o homem viva sozinho; vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse sua outra metade” (Gênesis 2.18).
Deus nos criou com a necessidade de relacionamento, companheirismo e comunhão. ‘Assim Deus criou os seres humanos; Ele os criou homem e mulher, e os abençoou, dizendo: tenham muitos e muitos filhos, espalhem-se por toda terra e a dominem. Relacionem-se de modo saudável uns com os outros e sejam abençoados’ (Gênesis 1.27,28).
Deus criou o ser humano com a necessidade de partilhar o amor, a confiança, a devoção, no íntimo círculo do relacionamento familiar, com os outros seres humanos e com Ele, Deus.
Você já observou que independente de raça, nação, cultura, todo ser humano busca ter um relacionamento com alguém que lhe seja guia, protetor e Senhor? Isto acontece porque é inato no ser humano o desejo de se relacionar com Deus. O ser humano que não mantém um verdadeiro relacionamento com o seu Criador sempre estará vazio para outros relacionamentos. Somente Deus satisfaz por completo a nossa necessidade humana de aceitação, afeto e apreciação.
Somente Deus satisfaz a nossa busca de plenitude; só Ele dá significado à nossa vida. Enfim, quando nos sentimos amados e aceitos pelo Senhor, nosso ser se abre para amar outras pessoas e passamos a nos relacionar bem com elas. Se mantivermos diariamente um relacionamento consciente com Deus, nossa alma encontrará satisfação em uma vida de bondade, graça, comunhão e plenitude para com Deus e o próximo.
‘Jesus respondeu: escutem, este é o primeiro mandamento mais importante da lei. O senhor nosso Deus é o único Senhor. Ame ao Senhor seu Deus com todo o coração, com toda alma, com toda mente e com todas as forças. E o segundo mais importante é este: ame os outros como você ama a você mesmo’ ( Marcos 12.29-31).
Se cumprirmos estes mandamentos em nosso viver diário, nossos relacionamentos serão saudáveis espiritualmente com Deus, e emocional e fisicamente com todos os seres humanos, com os quais nos relacionamos diariamente.
Que Deus abençoe ricamente sua vida e seus relacionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!