quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Palavrão.


Sinceramente fico surpreso quando sei que "o povo que se chama pelo" nome do Senhor (II Crônicas 7:14) faz coisas que não condizem com a Palavra de Deus, que é nosso manual de fé e prática, e ainda acreditam que não há problema algum...

Sei que nenhum de nós é perfeito, mas precisamos permitir que a Bíblia confronte nossos comportamentos e, com o passar do tempo, alcancemos a "estatura de varão perfeito" (Efésios 4:13).
Não é saudável permanecermos como eternas crianças no conhecimento da Verdade e ter o mesmo comportamento de uma pessoa que não teve um encontro com Cristo.

Com as mais diversas justificativas, algumas pessoas mantêm comportamentos totalmente mundanos e, ainda assim, professam sua fé em Jesus Cristo... Alguns tentam justificar dizendo:  "Todo mundo fala!", "Convivo com pessoas que falam no trabalho ou escola e não quero ser visto como um ET!", "Minhas intenções não são ruins ao falar", "Falo palavrão só pra me aproximar do ímpio para evangelizá-lo!"... Essa foi a melhor!

A questão é que justificativas nunca santificarão atitudes erradas!

Sei que minhas palavras podem ser consideradas meros blá, blá, blás...
Mas, vejamos o que a Bíblia - a Palavra de Deus nos orienta...

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem". (Ef 4:29)

"3 Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos;  4 nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.  5 Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.  6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.  7 Portanto, não sejais participantes com eles" (Ef 5:3-7).

"34  Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.  35 O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.  36 Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;  37 porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado" (Mat 12:34-37).

"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" (1Cor 15:33)".

"Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar" (Col 3:8).



"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento". (Filip 4:8) 

As interpretações destes versículos podem variar entre si, mas resta pouca dúvida de que o conjunto deles traz uma mensagem uniforme: o filho de Deus é diferente do mundo, no que pensa e no que fala. A pureza e a santidade requeridas na Bíblia para os cristãos abrange não somente seus atos como também seus pensamentos e suas palavras. 

A intenção aqui não é apontar o erro dos outros e me colocar na posição de perfeitinho, até porque isso não é a realidade e preciso muito da misericórdia do Senhor sobre minha vida. Mas apenas desejo gerar uma reflexão sobre esse tipo de comportamento e fornecer princípios bíblicos para que possamos, por intermédio do Espírito Santo, mudar esse quadro.

Jesus continue abençoando!
http://www.fujacrente.com/2012/04/palavrao.html

Shalom Adonai.
Glauce Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!