quinta-feira, 30 de junho de 2011

BACA OU BERACA?

O Vale de Baca é mencionado no Salmo 84:6. O termo hebraico baca significa “árido”. Por outro lado, O Vale de Beraca recebeu este nome em II Crônicas 20:26. A palavra hebraica beraca significa “bênção” ou “louvor”. Recentemente o Senhor nos fez perceber que Baca e Beraca significam duas maneiras de se viver: na aridez ou na bênção.
            O crente vive no Vale de Baca quando, ao contrário do salmista, não vê privilégio em habitar nos átrios da Casa do Senhor. Sua vida é marcada pela aridez porque não louva a Deus. A decadência é a marca da vida deste crente. Ele tem especial apreço por tendas de perversidade (vide Salmo 84:10). Definimos “tendas de perversidade” como todos os lugares onde Deus não é invocado, nem louvado, nem anunciado – onde se pratica por palavras ou por obras coisas que desagradam nosso Deus Santo.  Crentes que vivem no Vale de Baca são infelizes, frustrados e angustiados. Amarguras e derrotas são freqüentes em suas vidas.
            O crente vive no Vale de Beraca quando se apropria da vida em abundância que Jesus conquistou para nós. São duas as características principais destes crentes: submissão aos mandamentos de Deus e adoração verdadeira. A obediência e a adoração transformam a vida do crente, de Baca para Beraca: O qual, passando pelo Vale de Baca, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva (Sl 84:6).
            Estes princípios estão bem estampados na narrativa da batalha que o rei Jeosafá e os judeus enfrentaram contra os amonitas, moabitas e os habitantes do monte Seir. A maravilhosa vitória operada pelo nosso Deus, sem que nenhum judeu tivesse que lutar, está contada em II Crônicas 20. Depois de três dias recolhendo os despojos, o rei de Judá e seu povo se reuniram no vale para celebrar a Deus. Daí o nome daquele lugar ter sido mudado para Vale da Bênção ou Vale do Louvor.
            Você pode viver em Beraca. Só depende de você: submeta-se ao Senhorio de Deus e consagre-se a adora-lo de verdade. 

Paulo Rogério Petrizi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!