terça-feira, 12 de julho de 2011

Enganoso coração.

" Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
Eu,  o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder , segundo o fruto das suas ações . " Jeremias 17:9,10

Muitas vezes já ouvimos frases como :"fulano balançou meu coração" ou "você machucou meu coração",ainda exite aquela famosa frase "o que os olhos não vêem o coração não sente";ainda outras vezes ouvimos conselhos do tipo:"siga o seu coração" ou "ouça o que o seu coração diz".Mas será mesmo que devemos ouvir nosso coração?Podemos confiar nele?
Em primeiro lugar o coração ao qual Deus se refere,não é o orgão que bombeia o sangue em nosso corpo,mas sim os nossos sentimentos, emoções e desejos.Mas será que as decisões que tomamos com base em nossos sentimentos podem dar certo ? Não são poucos os namoros, casamentos que terminam por que foram alicerçados inicialmente num sentimento. O Senhor define claramente acima através do profeta Jeremias , o coração humano:

1) O  nosso coração é enganoso ; não só enganoso como é mais do que todas as coisas,ou seja,de tudo que pode nos enganar,o pior é o coração . Quantas não foram as vezes que achamos que estávamos apaixonados pela pessoa certa e no fim acabamos decepcionados ? Quantos não mudam de profissão por causa de uma oferta aparentemente melhor , mas no fim acabam vendo que entraram numa fria ? Quantas jovens não acabam se entregando a uma relação sexual logo cedo, por causa de um sentimento aparente de amor ? Quantos que não abandonam a familia por causa de uma outra pessoa achando que seriam mais felizes ? Triste ilusão ! A moça que namora um rapaz que tem um comportamento errado onde ele bebe, é agressivo , trai ela e por crer num sentimento acaba até casando com ele crendo numa fase, que isto vai mudar  depois , e ai ela vê que não muda ou fica pior até fazendo o casamento dela um inferno, são exemplos disto.
- O nosso coração foi feito para sentir, não para tomar decisões ; para isto Deus nos dá o  Espírito que age não no coração, mas no intelecto da pessoa,na razão, na mente ;  a pessoa antes de tomar uma decisão ela analisa, ela pensa ! 

2) " desesperadamente corrupto "  uma palavra bem colocada, um elogio, um presente, quem não gosta de receber ? Com certeza nosso ego se enche de satisfação. Mas uma crítica, uma ofensa  e pronto, acabamos sentindo amargura, raiva, ficamos triste, não é ? Todas estas sensações provém do coração.  Muitos maridos abandonam a mulher, os filhos, a familia achando que podem ser felizes ao lado de um outra mulher ;  mas ao fim acabam sempre sendo frustrados ( isso não é uma regra devido a algumas situações diferentes ) vivem uma vida aparentemente boa, mas no fundo existe um vazio,um  nada. E Por que ? Por causa do coração corrupto, que sempre quer mais, nunca está contente. As vezes é a mulher que se relaciona com um homem casado ouvindo sempre aquela promessa que ele vai se separar, que vai sair de casa, e até mesmo isto acontece, mas pensa um pouco, se ele traiu a mulher por sua causa, quem o impedirá de fazer o mesmo com você ? Você ? Não !!! Se ele trai uma vez, trai duas, três, só mesmo um novo coração, que é dado por Deus,pode mudar isto ( o homem convertido verdadeiramente a Deus ) . 
Muitas mulheres ainda dizem que foi Deus que colocou um homem casado na vida dela, que o SENHOR quer tirar o marido da esposa e dar para ela. Mas Deus precisa destruir uma familia para construir outra ? Claro que não ! Este pensamente não tem nada a haver com Deus ( essa é minha opinião ) .  Mas por que o nosso coração é assim ? Será que Deus criou ele deste jeito ?                    Claro que não !   Quando o homem criado por Deus ,recebeu do Senhor ordem para comer de tudo que houvesse no paraíso , menos da árvore que estava no centro do jardim,isto já foi feito para que Deus provasse a fidelidade do homem. Mas o diabo induzindo-o a desobedecer  à  Deus,  fez com que uma semente fosse planta no coração do homem: a cobiça, o mesmo pecado que foi encontrado em Satanás quando tentou se rebelar contra o Senhor. A partir dai então o homem passou a ser conhecedor de sentimentos ruins como ódio,  inveja,  cobiça,  orgulho  e avareza. Numa certa passagem JESUS repreende os fariseus que O acusavam d'Ele e Seus discipulos não lavarem as mãos para comer; o  SENHOR JESUS já sabendo da intenção deles lhes respondeu assim : "não é o que contamina o homem o que entra pela boca,mas o que sai, isto sim, contamina o homem. " Ou seja, aqueles homens estavam preocupados com uma tradição quando na verdade deveriam estar preocupados com o seu interior. Um pouco mais adiante  JESUS completa: " Por que do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos,blasfêmias...".
 Por isto leitor , devemos ter muito  cuidado com os sentimentos  e emoções, lembre-se que a vida abundante prometida por Deus vem pela fé e a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus e não por um sentimento ou um emoção. Cuidemos de nosso  coração ! Procuremos  cultivar dentro dele sementes boas, como JESUS disse naquela parabola da boa semente : a que  cai em terra boa da muitos  frutos .  Deus não pode habitar num coração sujo, cheio de  duvidas, mágoas passadas ou recentes, iras, ódio ou malícia ;  Ele  adverte:
 "Eu, o Senhor, esquadrinho os corações, para dar a cada um segundo as suas obras". 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!