quarta-feira, 27 de julho de 2011

"Ficar": Sim ou Não?



Assunto: "Ficar": um "relacionamento informal, rápido e descomprometido entre um rapaz e uma moça, durante o qual eles trocam carícias de intimidades variadas, chegando eventualmente ao ato sexual".
Observações:
Avaliação Geral:
Cuidados:
O erro mais grave deste livro mostra a influência da doutrina humana de Calvinismo nos pensamentos do autor (que é Batista). Na página 86, ele claramente afirma a doutrina de pecado herdado (dizendo que nascemos pecadores). Ironicamente, esta afirmação evidentemente contradiz a ilustração do próprio autor, que fala de um novo par de sapatos estragado depois de ser adquirido. Biblicamente, somos criados por Deus e, quando tomamos nossas próprias decisões contra a vontade dele, estragamos a perfeita criatura dele com as manchas do pecado. Por ser um ponto de relativamente pouca importância nos seus argumentos, a posição calvinista do autor não prejudica o valor total do livro.
Recomendação:

-por Dennis Allan
O livro é indicado para jovens (incluindo os que não estão namorando) e seus pais, como também para professores de alunos de 10 anos para cima.
O livro tem suas imperfeições. Há alguns erros relativamente pequenos em relação à Bíblia. A maioria não tem consequências graves. Por exemplo: ele diz na página 78 que houve na arca da aliança no Templo duas coisas (as tábuas da lei e a vara de Arão). Na verdade, houve três coisas na arca no tabernáculo (estas duas mais o maná); mas, quando o templo foi construído por Salomão, a única coisa ainda na arca foram as tábuas da lei (1 Reis 8:9).
Uma abordagem aberta, boa e razoável, sensível à realidade das tentações que os jovens enfrentam. O livro ajudará o jovem ou os pais que procuram um entendimento maior dessa prática e como ela deve ser vista por cristãos.
Depois de definir e apresentar exemplos da prática de "ficar", o autor a examina principalmente de dois pontos de vista:  a perspectiva da sociedade em geral, e  a perspectiva "evangélica". Ele aborda os efeitos do "ficar" em termos emocionais, físicos e espirituais. O livro foi escrito usando linguagem de fácil entendimento, especialmente direcionado aos adolescentes e jovens adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!