terça-feira, 12 de julho de 2011

Sobre a provação.


Bem, se você clicou nesse post, é porque talvez esteja se sentindo fraco e impotente para enfrentar as dificuldades que (provavelmente) tem passado. Porém, é importante ter em mente que existe um Deus muito maior que nós, fazendo sua nuvem nos acompanhar durante toda a caminhada nesse deserto espiritual. São por meio dessas provações que nosso coração é testado, e nossa fé, enfim, confirmada. E é sobre isso que quero falar contigo, meu irmão.
Se você tem passado dificuldades na vida, talvez até sentindo que Deus tenha te abandonado (Oh, que absurdo!!!! ), não se revolte contra o Senhor, pois, esse momento é fundamental, para que você O busque profundamente. Não digo buscá-Lo simplesmente  para que você possa tornar a ter uma vida “abundante”, deleitando-se em prazeres carnais, mas para que você não acabe se desviando do caminho reto e dos planos de Deus para sua vida. Jesus, mesmo após todas as batalhas que enfrentou durante Sua vida, nos deixou explícito uma certeza e ao mesmo tempo um aconselhamento:
“…No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16:33).
Jesus sabia que passaríamos também por oposições, contratempos, dificuldades, rejeição e etc… mas ele disse uma coisa, e quando o disse, não foi somente para os apóstolos ou para as pessoas daquela época, mas tenha certeza que ele também falou pensando em mim e em você: ”Tende bom ânimo”, portanto tenham bom ânimo servos do Senhor !!!
Não vou me aprofundar nas lutas que travamos contra o mundo, mas sim na ideia de “como enfrentar as provações?”.
De início, é importante sabermos diferenciar provações de tentações. A tentação é uma (como diz o nome) tentativa de satanás de nos fazer pecar, uma das formas pela qual ele derruba muitos irmãos que não estavam edificados sobre a rocha, não estavam firmados na palavra de Deus; ela não vem com um propósito de confirmação, de crescimento, e sim de atingir, destruir. Portanto, não procede de Deus, como está escrito em Tg 1:13 ( Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta ). Por outro lado, muitas vezes o que enfrentamos é a provação de Deus, essa sim nos leva ao crescimento espiritual, nos faz confirmar a nossa fé (Tg 1:2-4 -  Meus irmãos, tende por motivo de gozo o passardes por provações, sabendo que a prova da vossa fé desenvolva a perseverança, ora, a perseverança deve terminar a sua obra, para que sejais maduros e completos, não tendo falta de coisa alguma).

Mas como enfrentá-la??? Como ter forças para resistir ao calor e à seca do deserto?

OBS: Em algumas bíblias, a tradução de provação e tentação é feita da mesma forma, devido à origem da palavra, mas o importante é saber distinguir o que procede de Deus, e o que vem do maligno.
Não é fácil para ninguém passar por provações, o chamado deserto. Deus está sondando seu coração, vendo se você permanecerá fiel perante algumas situações, e você deve se manter firme, irmão. Jó passou por provações, Jó era fiel e obediente ao Senhor (não pense que isso o fará escapar de provações!), mas Deus permitiu que o diabo o tentasse (o que fazia parte da provação de Deus), para que Jó pudesse mostrar que seu amor e sua ligação com Deus era maior que tudo, ele perdeu tudo o que poderia perder nessa terra, família, bens, saúde, amigos… mas ele não perdeu o mais importante, que era sua fé e sua obediência ao Senhor. Após passar por todas as dificuldades possíveis, se manteve firme, e tudo recebeu em dobro pelas mãos do Criador!
Para passar pela provação e sair fortalecido, é necessário ter intimidade com Deus, bastante oração, constante leitura e fé, muita fé. Saber que todas essas ‘coisas ruins’ vão passar, que Deus tem algo muito maior, muito melhor, muito diferente do que você imagina e planeja para a sua vida. Você talvez pretenda passar no vestibular, começar a namorar (faça o intensivo NMM!), arrumar um bom emprego, viajar para o exterior, não necessariamente nessa ordem, mas seja qual for o seu sonho, cada um de acordo com sua situação, deixe que os planos de Deus aconteçam para você, afinal, nossos projetos são falhos, como está escrito em Tg 4:13-17
(13- E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos.
14- No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece.
15- Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.
16- Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna.
17- Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado).
Você deve confiar em DEUS, Ele tem o poder, Ele conhece o futuro, e sabe que a provação pela qual te fez passar, vai te fazer crescer. “..Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”, Romanos 8:28. Você ama a Deus? Você tem andado segundo o propósito do Criador? Espero que o que venha na sua cabeça seja uma resposta positiva, pois é um sinal que você tem caminhado na trilha certa, que infelizmente, é estreita e difícil, mas conduz à vida. Desvie dos fáceis caminhos que o mundo oferece, onde a passagem é divertida, confortável e sedutora, mas conduz à morte, à morte eterna.
Por fim, poderíamos incluir a famosa frase “Há males que vem para o bem” nessa situação. Se seu namoro não tem dado certo, se sua vida tem ido de mal à pior,  não se revolte contra Deus, às vezes Ele nos faz andar por caminhos difíceis para entendermos que o que desejávamos não valeria à pena. Como diz na história de Abraão (Gn 13), chegou um momento em que ele precisou se separar de seu sobrinho Ló, e então, pediu que Ló escolhesse o caminho pelo qual seguiria, e ele, iria pelo oposto. Ló poderia escolher entre dois caminhos, as altas e difíceis montanhas, onde o caminho não era agradável, ou a campina bem regada que levava para Sodoma. Escolhendo ele a campina, onde era mais agradável aos olhos e mais fácil de prosseguir, avançou assim (e todos conhecem o fim dessa história), porém Abraão, avançando por outro caminho, um caminho mais alto, o levou até certo ponto em que conseguia avistar toda a região, podendo discernir onde era bom, onde não devia andar e assim, pôde refletir suas próximas ações. Em nossas vidas não é diferente, talvez você tenha uma experiência dessa forma, em que após ter ocorrido tudo (e muitas vezes aprendemos da pior forma), pôde ver o porquê de Deus não ter te concedido aquilo que desejava, ou o motivo pelo qual você teve tanto sofrimento. Deus quer te fazer andar por caminhos altos, quer que você olhe para dentro de você, quer que você perceba que onde Ele está te indicando, é o melhor caminho !!! Ouça a voz de Deus, Ele quer te fazer crescer, e por mais que isso te leve à alguns sofrimentos, creia meu irmão, é para o seu bem !
“…No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” !

Que Deus seja com todos, e esteja sempre os abençoando.

Texto de Christian Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!