sexta-feira, 16 de setembro de 2011

NÃO DESISTA DE SUA FAMÍLIA.

Gênesis 2:21-24

Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne.
Tenho neste texto como a matriz da ideia de Deus na formação da Família, a união de um homem e uma mulher. Adão foi feito à imagem de Deus, era completo, como Deus viu que não era bom que ele estivesse só fez Eva. Deus estabeleceu um sinergismo no relacionamento de uma só carne fazendo que as qualidades e atributos de ambos reaçassem a unidade deles.

Família é a base de toda a nossa formação, identidade, características físicas, nossa personalidade, nosso caráter, nossa cultura, o equilíbrio de alma, corpo e espírito. A família é a mais fundamental das relações humanas.
 
Hoje vemos famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência, violência e o abuso. O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando pobreza, ruína e miséria para os milhões de suas vítimas. Muitos homens jamais aprenderam a ser esposos e pais devotados. Muitas mulheres estão fugindo de seus papéis dados por Deus, em muitos casos invertendo estes papéis. Pais que não têm nenhuma ideia de como preparar seus filhos, estão perturbados pelo conflito com seus adolescentes rebeldes.

A falta da estrutura familiar traz sérios prejuízos para o indivíduo como:
a) Principal causa da violência entre jovens. Hoje alunos que agridem professores;
b) Educação ineficaz. È comprovado que a criança que tem pai presente tem mais facilidade de aprendizado, desenvolvimento da inteligência;
c) Timidez excessiva -  dificuldade de se expressar;
d) Distúrbios de conduta. Rebeldia, anti-social;
f) Transtorno de déficit. Dificuldade de concentração e assimilar conhecimento;
h) Transtorno de humor -  os bipolares;
g) Vícios: alcoolismo, drogas.

O Espírito Santo nesta noite quer te mostrar os benefícios de uma família bem estruturada e porque você não pode desistir dela.

NÃO DESISTA DE SUA FAMILIA
1) Família - expressa um pedaço do céu aqui na terra. No projeto original Deus fazia parte deste relacionamento à bíblia narra que todas as tardes, o próprio Deus estava entre eles. Gn 3:8 E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; Este mesmo Deus quer fazer parte do relacionamento com sua família.

2) Família - lugar para expressar Amor.  Já ouvi de cônjuges que não sentem mais que amam o outro. Nossa resposta é sempre: que isso não se sente. Amor não esta ao nível do corpo ou da alma, por isso não da pra sentir. Amor é algo Espiritual, (vem de Deus) I João 4:8; Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Quem não tem a capacidade de expressar isso é uma pessoa vazia, amargurada e a tendência é um final de vida na solidão e sem nenhum siginificado, nada valeu a pena. Deus nos fez com a capacidade para amar.

3) Familia - um lugar de paz.  Se voce fosse fazer um retrato de sua vida familiar como seria? Qual a cena que vem a sua mente quando voce lembra de sua infancia? Marido, Esposa e filhos precisam promover um ambiente de paz em seu lar. Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança. Salmos 4:8

4) Familia - lugar de realização. Deus fez a familia com propósitos, a busca destes propósitos nos fará realizados. Nossa meta é buscar a revelação desta Sua vontade, para isso devemos manter os olhos fixos nas promessas de sua palavra. Para que possamos ver cada propósito acontecendo em nosso cônjuge, em nosso casamento ou com nossos filhos. Devemos crer no que Deus diz a respeito deles, não importando o que as circustâncias estejam dizendo. Se seu filho está nas drogas,  há uma promessa na palavra que diz que ele será liberto. Se seu marido ainda não é crente há uma promessa na palavra que diz que eu e minha casa serviremos ao Senhor. Uma bom exercícios para isso é separar textos e colocar nomes dos seus familiares Exemplo Sml. 1 Bem aventurado é o João que não anda segundo o conselhos dos impios não se detem no caminho de pecadores.... A maior realização de uma familia é quando todos estão servindo ao Senhor.

5) Família - lugar de exercitar a Fé.  A fé é que nos sustenta enquanto Deus completa as mudanças. A Fe descansa em Deus e não em nossa própria habilidade. Se não houver fé no coração tudo que se faz á apenas repetir as palavras. II Cor.4: 13 E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.

6) Familia - lugar de perpetuar as gerações. Hoje eu tenho uma qualidade de vida melhor que a dos meus antepassados, eu estou colhendo o que meus pais/avós plantaram. Eu tenho a responsabilidade de de semear boas sementes para que meus filhos e netos tenham uma boa colheita. A melhor semente é meu testemunho de vida com Jesus, é o maior legado que deixo para minha descendência.

7) Família - lugar de PERDÃO. Muitos conflitos têm sua origem na família, e a falta de perdão tem bloqueado promessas. Muitas familias estão vivendo um tempo de escaces por não aplicar isso em sua vida com Deus. Só podemos perdoar na medida em que estamos dispostos a perdoar os outros. Pais que não falam com filhos, filhos que não falam com pais, maridos que não falam com esposas.

8) Família - lugar de conquistas. Uma família estável é uma família capaz, uma família que administra bem suas finanças traz segurança para os seus. Mateus 18:19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.

9) Últimos lançamentos do Céu  - Estive conversando com um amigo que é piloto de teste em uma indústria automobilística. Todo novo lançamento de carro passa pela sua avaliação, veículos que estarão nas ruas daqui há 2 anos já estão na pista de teste. Ele, em seu entusiasmo me falava das tendências dos novos carros e uma frase marcou a nossa conversa: Em cada novo lançamento o modelo é mais completo  para proporcionar segurança, conforto, prazer e bem-estar.

Fiquei pensando nos últimos lançamentos de Deus aqui na terra, na ordem cronológica da criação, os últimos modelos lançados por Deus.

Homem - Sacerdote, Protetor, Liderança em amor, Provedor, Intercessor, Guerreiro, alguém que Ama. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Efésios 5:25  
Mulher - Mais completa do que o modelo anterior (homem). A percepção dada à mulher potencializou todos os outros sentidos, quando ela usa em beneficio próprio é um desastre, uma pessoa auto-suficiente e independente que se distância das outras pessoas, nenhum homem quer casar com uma mulher assim, mas quando usa em beneficio da família se torna uma: Auxiliadora, Apoiadora, Administradora, Intercessora, alguém que discerne com sabedoria, Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Provérbios 14:1
Família - Junção do que o homem e mulher têm de melhor, a união dos dois em uma só carne.
Igreja - Reunião de várias famílias restauradas por Jesus que proporcionou o resgate de relacionamento entre o Criador e a criatura.

HOMEM, MULHER, FAMILIA E IGREJA projetos de Deus que proporcionam segurança, conforto, prazer e bem estar para a humanidade.

Não desista daquilo que Deus fez e continua fazendo em sua família!

Pr. Ailton Gomes
Rede da Família - Projeto Vida
prailton@terradoavivamento.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!