quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Psicologia de Deus.

O que você faria, se visse a si mesmo no outro?

Na psicologia, projeção é um mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, sejam emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outra pessoa. De acordo com Tavris Wade, a projeção psicológica ocorre quando os sentimentos ameaçados ou inaceitáveis de determinada pessoa são reprimidos e, então, projetados em alguém.

A projeção psicológica reduz a ansiedade por permitir a expressão de impulsos inconscientes, indesejados ou não, fazendo com que a mente consciente não os reconheça. Um exemplo de tal comportamento pode ser o de culpar determinado indivíduo por um fracasso próprio. Em tal caso, a mente evita o desconforto da admissão consciente da falta cometida, mantém os sentimentos no inconsciente e projeta, assim, as falhas em outras pessoas. A teoria foi desenvolvida por Sigmund Freud .
Um testemunho verdadeiro...
Havia uma jovem que morava em um sítio bem longe e quase não tinha contatos com seus parentes que moravam na cidade. Então um dia chegou um convite de casamento para sua família que era do casamento de sua prima.
Mas a família decidiu que não iria porque não tinha dinheiro para comprar roupas e sapatos pois eram bastante pobres. Mas a jovem que gostava muito daquela prima resolveu ir assim mesmo com o que tinha.
Quando chegou o dia do casamento ela se vestiu com seu vestidinho simples e com seu chinelo que tinha lavado para a ocasião.
Chegando na igreja todos estavam devidamente muito bem arrumados porque o casamento era na cidade, então ela foi se sentou bem escondidinha e colocou os pés bem escondido em baixo dos bancos para ninguém ver seu chinelo. Mas uma outra jovem logo se sentou ao seu lado e ela estava muito linda e ficou olhando para a menina do sitio e quando ela viu que ela estava de chinelo na igreja ela disse:
-Você não tem vergonha de vim para o casamento desse jeito e de chinelo, que ridículo.
A menina então foi embora muito envergonhada pela situação que passou.
Esta jovem cresceu se mudou para cidade, fez faculdade, mas tinha um problema em sua vida, todas as vezes que ela era apresentada para alguém à primeira coisa que ela observava era o sapato da pessoa, se a pessoa estivesse usando um sapato bom e bonito ela considerava uma boa pessoa e quando outra pessoa estava usando um sapato simples ela considerava aquela pessoa desprezível. Da mesma forma que um dia ela foi julgada por sua aparência agora ela reproduzia aquele julgamento em outras pessoas inconscientemente. Um dia esta jovem conheceu a palavra de Deus e foi liberta de todas as mentiras que Satanás havia impresso em sua mente.

Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará. (João 8:32)

A palavra de Deus conta a história de uma mulher chamada Maria Madalena, que foi apanhada em adultério e foi levada diante de Jesus para ser julgada e condenada ao apedrejamento. No pensamento dos escribas e dos fariseus se ele fosse realmente Deus iria fulminar aquela mulher com a sua justiça. Porque para eles Deus odiava os pecadores...

Jesus porem muito tranquilamente abaixou-se e escrevia com o dedo na terra, mas eles insistiram e Jesus se levantou e perguntou quem em entre vocês estiverem sem pecado que seja o primeiro a atirar a pedra, abaixou-se e voltou a escrever no chão.
Mas quando eles ouviram aquilo pela própria consciência que os acusava, foram retirando-se um por um. E não vendo, mas ninguém alem da mulher, lhe perguntou:
-Mulher onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou?
Ela respondeu ninguém Senhor. E ele lhe disse:
-Nem eu te condeno, vai e não peque mais. (João 8:1-11)

Os fariseus estavam loucos para pegar Jesus em alguma coisa que o condenasse perante Deus, então eles tentaram pela própria Palavra de Deus a questão é Jesus é a Palavra e Ele é Deus, e haviam coisas ali que eles não sabiam, mas quem vai nos revelar isso é o profeta Oséias.
Oséias tornou-se profeta no final do reinado de Jeroboao II e este período caracterizou-se por prosperidade material e falência espiritual em Israel, mas as profecias de Oséias são diretamente direcionadas para o reino do Norte que é a tribo de Efraim, a maior.
Efraim era uma tribo grande e rica, mas em um determinado momento o povo deixou as leis de Deus que era o que os tornava tão prósperos e começou a fazer alianças com seus inimigos em troca de favores financeiros, para eles naquele momento era mais pratico e rapido negociar com os inimigos do que servir aos mandamentos de Deus.
E eles começaram se esquecer que as leis de Deus são um estilo de vida e não uma coleção de regras.
E o que Deus fez, Ele escolheu a vida do próprio profeta Oséias para contar uma historia para a tribo de Efraim para levá-los a entender a gravidade do que eles estavam fazendo.
Deus pede ao profeta que se case com Gômer uma prostituta e quando o profeta descobre a infidelidade de Gômer depois do casamento, seu ministério começa de fato porque sua própria história matrimonial mostrará para Israel que assim como o profeta estava decepcionado com a traição de sua esposa assim também Deus estava em relação à Efraim, o sentimento de Deus para com o seu povo naquele momento era exatamente o sentimento de um esposo traído. Efraim era a esposa de Deus, mas resolveu deixa-lo para seguir seus amantes em troca de favores financeiros.

Pois sua mãe se prostituiu, aquela que os concebeu houve-se torpemente, porque diz; Irei atrás de meus amantes, que me dão o meu pão e a minha água, e minha lã e o meu linho, o meu óleo e as minhas bebidas. (Oséias 2:5)

Mas como todo esposo que ama também perdoa, Deus estava disposto a perdoar Israel também.

Israel, eu casarei com você, e para sempre você será minha legitima esposa. Eu a tratarei com amor. Serei um marido fiel então você se dedicará a mim, o Senhor. (Oséias 2:19-20 Nova tradução na linguagem de hoje).

Na trajetória do ministério do profeta Oséias Deus ainda repreendeu muitas vezes Israel, os levou ao exílio, mandou-lhes castigos severos, mas a mensagem clara de Deus para seu povo sempre foi o Amor e o Perdão.
Deus apesar dos contínuos pecados do seu povo Ele sempre procurou a reconciliação, porque todas as vezes que Deus determinou juízo ou exílio sobre o povo foi porque eles estavam transgredindo a lei e precisavam ser punidos, o plano de vida de Deus para seu povo é vida e vida em abundancia e não escravidão e destruição, isso ai é o estilo de vida do diabo porque ele só existe para matar, roubar e destruir, como o próprio Jesus falou.
A questão é da mesma forma que Jesus usou o exemplo de Gômer esposa do profeta Oséias para anunciar o pecado de Israel, lá no Antigo Testamento, acabou usando no Novo Testamento a vida de Maria Madalena para fazê-los pensar um pouco em seus próprios pecados.
Os fariseus queriam pegar Jesus em alguma falta para o acusar diante de Deus, mas no fim foram eles que foram acusados por suas próprias consciências.
Quando colocaram Maria Madalena diante de Jesus para ser julgada, se esqueceram que diante dEle eles estavam na mesma situação espiritual que ela, passaram a história toda da humanidade se prostituindo e adulterando, anulando a aliança que o Senhor havia feito com eles e por este motivo Jesus precisou vim para este mundo.
Eles projetaram em Maria Madelena o reflexo deles mesmos, de seus próprios pecados, mas eram tão cegos que não conseguiam enxergar ou não queriam já que toda vez que Deus tentava falar com eles através de um profeta eles o matavam.
Assim muitas vezes acontece conosco, quanto mais pecadores somos, mas julgamos que os outros são, para dar a entender a nós mesmos que perto do erro dos outros somos perfeitos. Podemos esconder quem realmente somos dos outros, e até de nós mesmos, podemos passar uma vida inteira nos enganando, nos julgando ser uma coisa que nunca fomos assim como os fariseus, mas não podemos esconder quem realmente somos de Deus. E não há nada em oculto que um dia não haja de ser revelado.
Aquilo que nós mais julgamos nos outros é exatamente aquilo que está oculto em nós. Como está escrito:

Não julgues, para que não seja julgado. Pois com o critério com que julgares, será julgado, e com a medida com que medir, será medido também. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porem não vê no teu olho? Ou porque diz para teu irmão: deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
Hipócrita, enxerga primeiro o teu erro e depois veras claramente o erro dos outros. (Mateus 7:1-5)

Balanças justas, pesos justos, efa justo e justo him tereis. (Levítico 19:36)

Quem sabe o que Jesus deixou escrito naquele chão foi exatamente a  palavra PROJEÇÃO.


Ana Paula Simão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!