terça-feira, 4 de outubro de 2011

Crescendo na caverna - Partse 1 e 2.

1 Samuel 22.1-5
Poderíamos perguntar: O que Davi, um valente, o homem que matou o leão e o urso, que derrotou o gigante Golias, o valente cantado pelas mulheres de Israel em suas musicas (Saul matou a mil e Davi aos dez milhares), o que esse homem estava fazendo ali naquela caverna?

Adulão: Significa Justiça do povo, refúgio, esconderijo;  este lugar era um complexo de cavernas. Talvez você esteja se sentindo injustiçado por alguns acontecimentos, por relacionamentos que foram quebrados, por circunstâncias adversas que te surpreenderam. Adulão representa os momentos de dificuldades, dívidas, amarguras que enfrentamos. Deus tem algo especial pra você neste momento de Adulão em sua vida.

A caverna de Adulão foi um lugar de tratamento e crescimento na vida de Davi. Davi havia vivido um momento de glória, estava muito bem quisto, e por ter caído nas graças do povo, por ter sua unção reconhecida e valorizada, Davi despertou a inveja do Rei Saul, que passou então a persegui-lo com o intuito de matá-lo.

Vejamos alguns aprendizados que Deus nos proporciona na caverna de Adulão:

Em primeiro lugar, é na caverna que nossos familiares irão nos reconhecer e nos honrar.

“... quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele”. ISm 22.1b

Davi foi por muito tempo desonrado pela própria família. Quando o profeta Samuel foi ungi-lo, Davi ficou por último na escolha de seu pai, isso porque o profeta insistiu: Acabaram-se os teus filhos? (I Sm 16.10,11). O próprio Samuel ficou encantado com os irmãos de Davi. Deus lhe disse: Não veja como vê o homem, veja como eu vejo: Veja o coração ( I Sm 16.7).
Observamos também, quando Davi foi levar marmita para seus irmãos na fronte da batalha, e se dispôs a resolver o problema com Golias, Eliabe, seu irmão mais velho, o chama de presunçoso e maldoso (I Samuel 17.28).
O próprio Rei Saul o achou muito criança para tamanha tarefa de enfrentar o Golias, ao passo que este era um guerreiro experiente (I Sm 16.33).
Enfim, após a vitória contra Golias, muita coisa mudou nos relacionamentos familiares de Davi. Agora, na caverna,  toda sua família o reconhece como um ungido levantado por Deus para mudar a história de Israel.
O tempo do reconhecimento e da honra chegará dentro da sua própria família.

Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade. Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus. I Tm  3.4,5 NVI

Nossa família é o primeiro degrau para subirmos no chamado de Deus. É o ponto de partida do ministério. Sem uma família unida e abençoada, não poderemos ir muito longe.

Em segundo, é na caverna que vamos nos fortalecer e nos graduar. Davi foi cercado por 400 homens marginalizados pela sociedade, homens em dificuldades, endividados e amargurados. Havia um povo rebelde naquele lugar. O que fez Davi? Tornou-se chefe dos “Zés Ninguém”.

“... e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens”.

Deus acredita em todos que se dispõe a obedecer a sua voz. Deus tem preferências por aqueles que não são. A religião busca pessoas de posição na sociedade, mas o cristianismo busca pessoas que a sociedade marginalizou.

Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.
Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele. I Co 1.25-29 NVI

Deus escolheu as coisas fracas, as desprezadas, as que nada são, para que ninguém se vanglorie na presença de Deus. Davi foi tratado na caverna para não se ensoberbecer diante de tantas conquistas poderosas.

Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte. II Co 12.7-10

O apóstolo Paulo também teve seu momento de Adulão para ser alfinetado no seu orgulho. E afirmou: Pois, quando sou fraco é que sou forte.
Adulão é uma caverna que nos afunila para uma vida humilde, onde nos humilhamos debaixo da potente mão de Deus e no tempo oportuno Ele nos exaltará. Davi se graduou em meio aos rejeitados, marginalizados e os fortaleceu, tornando-os poderosos, valentes que se tornaram seus escudeiros. Adulão se tornará sua fortaleza.

“São estes os principais valentes de Davi, que o apoiaram valorosamente no seu reino,... para o fazerem rei... I Cr 11.10 

Em I Crônicas 11 Davi se torna rei em todo Israel e seus valentes são exatamente os rejeitados da caverna, aqueles “Zés Ninguém”. Não se desanime em meio as injustiças da vida, Adulão será talvez a etapa mais importante da sua vida.
 
Parte 2
 
1 Samuel 22.1-5

Em terceiro lugar, é na caverna que descobrimos os propósitos de Deus para nós.

Adulão nos faz enxergar nosso real objetivo de vida. Quando achamos que tudo está perdido, Deus fará entendermos que o momento é a grande oportunidade de nossa vida. Vejamos cinco propósitos de Deus para nós.

  1. Principal propósito: Adorar a Deus e declarar nossa total dependência dele.  Marcos 12.28,30. Ali Davi viu sua real condição de dependência.
  2.  Amar o próximo – Mc 12.31. Ali Davi amou seus companheiros rejeitados pela sociedade.
  3. Ser a expressão de Deus na terra. 
    • O profeta Gade disse que era hora de Davi sair do lugar seguro (Caverna de Adulão) para ir rumo ao Bosque de Herete. O termo Herete tem um significado muito forte – deriva de charath – entalhar, gravar; Isto fala de caráter. Agora Davi estava pronto, com seu caráter tratado, pronto para cumprir o chamado de dirigir Israel com Integridade de coração (Sl 78.70-72). Davi em nenhum momento difamou seu rei. Sofreu calado como ovelha que vai para o matadouro. Isso é talvez a maior prova de um caráter tratado – perdão e submissão.
    • Em Rm 8.28,29 Paulo confirma que tudo coopera para o nosso bem.
    • Paulo também diz que somos feitura (grego ‘poieima’) dele. Somos um poema, uma rima de Deus, fomos inspirados por Deus. – Ef 2.10

  1. Descobrimos o propósito de sermos o corpo de Cristo. Adulão era uma caverna na rocha. Nós estamos edificados na rocha. A rocha simboliza a igreja – Mt 16.18).
  2. Por último, descobrir o propósito pessoal. Sl 139.16 – Éramos uma substância informe, quando Deus já tinha escrito todos os nossos dias e determinado, quando nem um deles havia existido.

    • Na caverna o Espírito Santo nos encontra prontos para ouvirmos a sua voz (Rm 8.14,16). É obra do Espírito Santo o descobrimento do nosso chamado: Rm 8.26 – O Espírito intercede por nós segundo a vontade de Deus.

Davi foi chamado para ser rei, profeta e sacerdote. Você terá que descobrir o chamado em Deus que tens a fazer. Os desconfortos de Adulão que passamos na vida visam o nosso bem. Deus nos quer maduros, com um caráter tratado, prontos para reinarmos nesta terra. Deus tem dupla honra para aqueles que se submetem a sua vontade, sabendo que a nossa família é a nossa base para a batalha, que no tempo de Deus nos honrará. Nas fraquezas tiramos forças e nos graduamos no poder de Deus para cumprirmos o propósito que somos chamados.

Deus te faça crescer nas cavernas da vida.

Paz!!

Prs JR e Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!