segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Esperar em Deus.

Esperar em DeusSenhor, não é soberbo o meu coração,
nem altivo o meu olhar;
não ando à procura de grandes coisas,
nem de coisas maravilhosas demais para mim.
Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma;
como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe,
como essa criança é a minha alma para comigo.
Espera, ó Israel, no Senhor,
desde agora e para sempre.

Salmo 131

Esse curto e singelo salmo chama a atenção pelo seu intimismo e profundidade. Sua conclusão, após expressar a humildade do coração e a quietude da alma, é que devemos “esperar no Senhor”.Estive meditando sobre o que significa “esperar no Senhor” a partir do contexto desse Salmo.
Esperar no Senhor é esvaziar o coração de tudo, planos, projetos, sonhos, ambições, fantasias, para ter exclusivamente a Ele e ter tudo Nele.
Assim, esperar no Senhor nos torna vazios para nos encher Dele e do Seu Reino.
Esperar no Senhor é desistir da agenda agitada e frenética do mundo, repleta de verbos como comprar, fazer, conquistar, realizar (ou mesmo, orar, aconselhar, jejuar, pregar!!), cheia de horários, tarefas e compromissos e começar cada dia com uma única pergunta no coração: o que o Senhor quer de mim hoje?
Esperar no Senhor é aprender a colocar a alma em silêncio, eliminando todo o pensamento e palavrório fútil, todo o ruído do mundo e todas as queixas e divagações da carne que tão facilmente se acumulam em nossas mentes. O Senhor ainda fala, mas, nesses dias de sons imagens e multimídia, quem ousa colocar o coração em silêncio para ouvi-lO exclusivamente, sem estar o tempo todo argumentando, questionando, queixando-se, desejando, jactando-se?
Esperar no Senhor é entregar a Deus os impossíveis e descansar.Foto tirada por: Estêvão Avillez
Esperar no Senhor é continuar obedecendo, em qualquer circunstância, confiando na capacitação que Ele dá e sabendo que Sua vontade é “boa, perfeita e agradável”.
Esperar no Senhor é submeter-se ao tempo de Deus.
Esperar no Senhor é não confiar em si mesmo, no mundo, no modo de fazer do mundo, nem em capacidades ou programas humanos.
Esperar no Senhor jamais será imobilismo. As pessoas mais ativas e úteis na obra de Deus são as que ousam descansar Nele em meio à tempestade, esperar por Ele quando tudo é tão urgente e não fazer nada sem Sua direção, mesmo que haja tanto a ser feito.
Finalmente, talvez seja interessante lembrar que o autor do Salmo foi ele mesmo um homem que teve uma vida tremendamente agitada e repleta de grandes realizações: foi um guerreiro formidável, um rei poderoso e rico, um músico cuja fama ultrapassa os milênios, um dos maiores profetas de Deus que já pisaram o solo deste planeta, um dos teólogos mais refinados da história da humanidade, um dos adoradores que mais agradaram ao coração do Pai. Todavia, foi um homem que descobriu que havia uma “melhor parte” aos pés do Senhor, e optou por ela, nunca deixando de ser, essencialmente, um pastorzinho de ovelhas.
“Esperai, pois, irmãos, no Senhor, desde agora e para sempre".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!