sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FIDELIDADE! Mensagem edificadora!









Olá amados!







Se gostaram da primeira mensagem, espero que gostem da segunda e que seja edificadora para a vida de vocês, assim como até hoje é para mim.



Hoje falarei do livro de Oseias.



Gostaria que lessem depois o livro todo de Oseias. É curtinho! São 14 capítulos somente. Tenho certeza que vocês vão amar e conhecer mais um pouquinho sobre DEUS.



Oseias marca um novo estágio nas profecias hebraicas porque foi um dos profetas a escrever suas profecias. Seu livro fica no princípio do pergaminho dos 12 Profetas, que os judeus chamam de "OS DOZE". Eles são, às vezes, chamados de Profetas Menores, "menor" refere-se a brevidade do livro e não a sua importância.



Oseias parece ter sido natural do Reino do Norte, Israel, já que estava familiarizado com a geografia e os detalhes da vida política, religiosa e social daquele local.



Bom, vamos ao texto em si, que é também muito importante. O livro de OSEIAS (Oseias quer dizer salvação) fala sobre fidelidade, perdão, obediência de Oseias e ameças, promessas, idolatria e corrupção de Israel.



Durante o tempo em que a nação de Israel desafiadoramente deu as costas a Deus e se entregou a idolatria, Deus chamou Oseias para desempenhar um papel profético singular entre seu póvo. Sua tarefa era profetizar através de palavras e ações.



Deus ordenou que ele se casasse com uma prostituta chamada Gômer. E desse casamento eles tiveram 3 filhos. O primeiro se chamava Jezreel, que quer dizer: "Deus espalha" ou "Deus semeia". O nome sugere os planos de Deus para Israel. Espalhar o povo para o cativeiro. Semear para ele um povo purificado. Ela (Gomer) aparentemente era pura quando se casou com Oseias, mas esta mulher seria palco de infidelidade para com Oseias. Ela tinha enraizado a prostituição e por causa disso sempre voltava para o local onde se prostituía e Deus mandava Oseias perdoar e trazer sua esposa para casa novamente. E o que levou a pecar assim? Quaisquer que fossem suas razões, as consequências de suas ações, especialmente a agonia que trouxe para seu marido e filhos, mostraram a realidade inevitável de seu comportamento egoísta.


A segunda filha se chamava Lo-Ruama-NVI que quer dizer "não amada". Há indícios que esta não era filha de sangue de Oseias. O nome dela sugere a rejeição pelo marido de Gômer. O terceiro filho se chamava Lo-Ami que quer dizer "Não-Meu-Povo" , de novo indica que Oseias não foi pai deste também. Com tudo isso o coração de Oseias ficava cada vez mais entristecido e ele não entendia porque Deus permitia com que ele passasse por isso.



Deus fez com que Oseias abrisse seus olhos espirituais. Preste atenção amados leitores, esta história é uma das mais lindas que já li, pois Deus antes de revelar aquilo que realmente Ele pretende, passamos por algumas situações que não entendemos, mas no final quando Deus nos responde, tudo se esclarece. Isso não é magnífico???



Então, Oseias pôde saber que da mesma forma que ele ficava triste a cada traição de sua esposa que amava de todo o seu coração e sempre a perdoava era como Deus sentia com o povo de Israel e conosco também.



O povo de Israel deixou que entrasse em seu coração outros amores, outros amantes, outros deuses, assim como Gômer e se esqueceu do seu noivo. Triste isso né?



É assim que fazemos muitas vezes com Deus. por mínimos motivos ou perguntas que Deus não responde, esquecemos que não é no nosso tempo e sim no dEle, viramos as costas pro Senhor e deixamos que outros sentimentos entrem em nossos corações, como raiva, mágoas, tristezas e decepção. E o que é mais triste, é que esses sentimentos são para Deus. O que Deus fez? Ele só fez nos amar. Amor esse que deu Seu filho unigênito para morrer por nós e nos livrar de todo pecado.



Lembrem-se queridos leitores, no velho testamento não existia Jesus, era somente Deus. E as pessoas tinham livre acesso a Deus, conversavam com Deus como nós conversamos com diversas pessooas, principalmente pessoas íntimas. Deus era íntimo de várias pessoas no velho testamento, como Adão, Caim, Abel, etc. Então não necessitava fazer orações do tipo em nome de JESUS", pois Deus é que estava diretamente ali. Mas as pessoas começaram a ser más e Deus mandou o dilúvio, matando muita gente. Já no novo testamento vem Jesus. Nesta outra parte da história, Jesus é como se fosse a ponte para ter acesso a Deus. incrível isso né? Deus é perfeito. Ele bola uma maneira pra que o povo tenha acesso a Ele e mesmo assim, nós por diversas vezes deixamos de lembrar desse amor e fazemos biquinho, manha e ficamos com raiva. E Deus não se comove com nossas manhas, Ele não se comove com nossas emoções, mas tem algo que Ele se comove, é com o quebrantamento e nossa fé.



O povo de Israel foi infiel a Deus no livro de Oseias e ele viu o que Deus sentia. Deus amava Israel, como ama até hoje, mas sua noiva (ISRAEL), O traiu, foi infiel ao Noivo (Deus).



Lá em Apocalipse 2 na primeira carta a Igreja de Éfeso, Deus diz assim: Conheço suas obras, sua paciência, do seu trabalho, trabalhastes pelo Meu nome e não te cansaste, trabalho esse árduo, mas tem algo que tenho contra ti (DEUS FALANDO PARA O POVO DE ISRAEL), que deixaste o teu primeiro amor. Não Me amas como antes. lembra-te de onde caíste e arrependa-te, comece a praticar as primeiras obras.



Leitores, isso é muito forte. Deus fala também conosco acerca do primeiro amor. Voltar ao primeiro amor quer dizer que algo não está agradando a Deus, então temos que parar e ouvir a voz do Espírito Santo.



Oseias retrata a profundidade do amor de Deus mais vivamente do que qualquer outro livro do Velho Testamento. Usando as experiências de um homem que perdoou e se reconciliou com sua esposa adúltera e que amou os filhos nascidos das traições dela, Deus mostrou como podia amar e perdoar o povo infiel de Israel.

A vida de Oseias era cheia de sofrimento e dor. A mulher que ele amava desprezava-o. Em vez de lhe agradecer por sua bondade em sustentá-la, ela gastava os bens dele na prostituição. Em vez de ficar com o único homem que realmente a amava, ela procurava homens inúteis que a usavam apenas para seu próprio prazer. Ela partiu repetidamente o coração de seu esposo fiel e amoroso.

Mas Oseias ainda amava Gômer, a mulher que o traía. Quando ela estava em dificuldade, ele foi socorrê-la. Quando ela tinha perdido o rumo na vida, ele a retirou para um lugar isolado para conquistar novamente o coração dela. Em vez de odiar a mulher que o tinha tratado tão mal, Oseias continuou a amar esta esposa que não merecia amor e a oferecer aceitá-la de volta.

Oseias, talvez melhor que qualquer outro homem, entendia como Deus se sentia e se sente quando olha para um pecador. Sendo perfeito e santo, Deus tem todo direito de odiar e desprezar qualquer pessoa dominada pelo pecado. O pecado é feio para Ele, tão repulsivo que Ele não pode suportar sua presença. Mas Deus, com Oséias, olha além do pecado para ver a pessoa que errou. Paulo pegou o significado desse amor num único versículo: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5:8).

Deus não nos salva porque sejamos bonitos ou mereçamos seu amor. Ele olha além da terrível feiura de nosso pecado para ver uma alma que ele ama. Ele não vê alguém dominado pelo pecado, mas alguém que pode ser restaurado em sua comunhão com o Criador. Assim como Oséias amava sua esposa infiel e queria resgatá-la de sua vida lamentável, assim Deus nos ama e quer proteger-nos do pecado. Agradeça a Deus porque Ele é capaz de amar a quem não merece amor!



Amados leitores, eu não sei o que vocês estão passando neste momento, não sei o que vocês estão pedindo, pode ser também que vocês assim como eu não estão entendendo muitas coisas que estão acontecendo em suas vidas, mas o que eu sei é que no tempo de Deus tudo Ele vai responder, vai valer a pena esperar nEle, então descanse no Senhor, confia nEle e o mais Ele fará.



Tem uma música da Ludmila Ferber que o refrão diz assim ( DEUS FALA ASSIM: )




"É MEU SOMENTE MEU TODO TRABALHO. E O TEU TRABALHO É DESCANSAR EM MIM.



Então amados, não se preocupem com nada. Busquem ao Senhor, queiram conhece-lo intimamente e o mais Ele fará.



Ele conhece nossas necessidades e vai supri-las, mas sejam fiéis, não murmurem, não fiquem com raiva do Senhor. Se sua benção ainda não chegou é que Ele está te preparando, te capcitando e te ensinando, para que quando chegar você saiba usufruir bem aquilo que Ele confiou a você.



Vocês solteiros, Paulo já dizia: Os solteiros cuidem das coisas de Deus. Então, não se desespere porque seu prometido ou sua prometida ainda não chegou. Deus está preparando o melhor pra você. Creia somente! Não deixem de jejuar sempre, orar e ler a palavra todos os dias. Lembrem-se, da mesma forma que você está esperando no Senhor, seu varão ou sua varoa também está. Você não está encalhado e sim reservado. Se Deus ainda não trouxe é porque meus amados, Ele está caprichando. Lindo né?



Vocês casados, continuem buscando ao Senhor, orem juntos, conversem sempre, leiam a palavra juntos, jejuem, vigiem e tenham intimidade com Deus.



Bom, amados, sejam fiéis, pois Ele é fiel a vocês.




Que Deus os abençoe sempre!



Shalom Adonai.




Glauce Lopes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!