quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dando água aos camelos....

Olá meu irmãos amados!!!!

Recebi um e-mail de uma colega de trabalho e irmã em Cristo chamada Simone Sherman e amei!!!
Vou compartilhar com vocês e espero que gostem da mesma forma que gostei!!!! Além de gostarem, espero que seja edificante aos seus corações, assim como foi para o meu.....e reflitam!!!!
“Não seja um camelo empacado na vida de alguém… mas seja um auxilio para que esta cruze o deserto e chegue mais longe.”

“Se te obrigarem a caminhar 1 km com o inimigo, caminhe dois, abençoe essa vida, vença o mal com o bem”.


Servo de Abraão vai ao encontro dos parentes de Abraão para de lá encontrar a futura esposa do filho (Isaque) de Abraão, o qual fez um juramento a Abraão sobre esta tarefa. Feito o juramento (Gênesis 24:1-9), este servo pega consigo 10 camelos e parte rumo Mesopotâmia, para a cidade de Naor.  Lá, parou junto a um poço de água de onde as mulheres retiravam água. Então este servo fez com que os camelos que estavam com ele se ajoelhassem; então conversa com Deus. (Gên 24:1-11)
O servo de Abraão fez, então, um desafio para com Deus (este seria o sinal de quem seria a futura esposa de Isaque): seria aquela que lhe desse água para beber quando o pedisse e além disso ofereceria e daria água de beber aos camelos.
Antes de terminar de falar, surge Rebeca, uma mulher muito linda, que homem nenhum havia conhecido (Gên 24:15), foi até a fonte retirar água. O servo de Abraão se apressou, foi até ela e pediu, para dar-lhe de beber (Gênesis 24:17).
Rebeca lhe deu água para beber e ainda disse que daria água para os camelos (Gênesis 24:19) e assim o fez até que os camelos saciassem sua sede (Gên 24:20).  Note que a bíblia não diz que o servo de Abraão ajudou Rebeca a pegar água para os camelos ─ ela o fez sem ajuda ─, enquanto aquele estava admirado e curioso para saber se era esta que o Senhor (Deus) havia preparado para ser esposa de Isaque.  (Gên 24:21)
Assim que Rebeca terminou de dar água para os camelos a ponto de saciá-los, o servo de Abraão presenteou Rebeca
 com um pente de outro, duas pulseiras e uma quantidade de ouro, então perguntou de quem era filha, para saber se por um acaso seria de parentesco com Abraão e se haveria um lugar aonde ele poderia passar a noite. Ela responde de quem ela é filha e afirma havia um local onde ele poderia passar a noite.
Sabendo disto, o servo se prostrou e adorou a Deus, agradecendo pelo cuidado e pela forma inacreditável que Deus cuidou.
 
E ao ver isto Rebeca foi correndo para contar para sua mãe e sua família. O seu irmão (Labão) vendo as pulseiras e ouvindo o que sua irmã contou, foi ao encontro do servo de Abraão que estava na fonte e o convidou para ir até a casa de sua família.
Estando o servo de Abraão na casa da família de Rebeca, conta-lhes toda a história até sua chegada ao poço, seu desafio para com Deus, para que Ele mostrasse a escolhida dEle para Isaque(Gênesis 24:32-52), então o servo de Abraão presenteou Rebeca com  vasos de prata, ouro e vestidos e sua mãe e a seu irmão com coisas preciosas (Gênesis 24:53). Celebraram com alegria, no dia seguinte a família de Rebeca pediu para que ela pudesse ficar ainda mais alguns dias ali para se despedirem.
O servo de Abraão, porém lhes disse que para que não o detivessem ali, pois deveria retornar o mais rápido possível a seu senhor Abraão, que o aguardava. Então a família de Rebeca se despediu e a abençoaram. Feito isto, Rebeca e suas criadas montaram nos camelos e partiram pelo deserto ao encontro de Isaque e Abraão, que aguardavam o retorno de seu servo. (Gênesis 24:57-61)

Notas:

1.  Quantos litros de água um camelo bebe? Para ter uma ideia de uns 50 litros por animal, que 50 litros x 10 camelos, seriam 500 litros de água. Fazendo uma pesquisa, verifica-se que esses animais podem beber, de uma só vez, 200 litros de água, refazendo os cálculos - 200 litros x 10 camelos, 2000 litros de água.
2. Tendo em mente que a viagem foi longa pelo deserto, os camelos possuem naturalmente um reservatório próprio de água que utilizam para cruzar o deserto, que neste momento estava totalmente vazio, em outras palavras, os camelos estavam “verdes” de sede. Deve ter demorado um bom tempo até que todos os camelos tivessem sua sede saciada… o que leva a crer que foi um trabalho um tanto cansativo para Rebeca.
3. Os camelos transportam os tesouros através do deserto.
4. Auxiliados pelos camelos atravessamos os desertos.

Refletindo sobre a passagem:

Os camelos nessa história… mas o que tem haver esses tais camelos? Como assim dar água de beber para camelos? O que isso tem haver com a minha e a sua vida?
Hoje, em nossas vidas, esses camelos são as pessoas, todas aquelas que nos prejudicam… Nesse momento você deve estar pesando: “mas hein?!”.
Sim esta comparação foi feita, devido a uma característica desses animais, eles quando gostam de nós fazem tudo o que pedimos, nos auxiliam, transportam riquezas, nos abençoam, porém se não “vão com a nossa cara”, esqueça, são piores que mulas, não andam, resmungam, fazem barulho, nos derrubam.  Então o que temos que fazer com os camelos?  Às vezes eles não estão satisfeito com o nosso “cheiro”, ou sei lá porque “cargas d’água”, eles estão com birra conosco, então temos de dar um pedaço de nossa roupa para esse animal. Feito isso este camelo vai descontar toda sua raiva, frustração, revolta, descontentamento nesse pedaço de roupa, vai mastigar, vai pisotear, rolar em cima, até que esteja contente. Assim que este camelo tiver descontado toda sua raiva, vai novamente voltar a nos auxiliar, nos carregar e nos ajudar a cruzar o deserto.
Calma, calma, agora que você já tem uma noção do comportamento dos camelos, vamos pensar quantas vezes nós agimos assim? Muitas vezes reagimos como esses camelos emburrados, empacados com algumas pessoas, ou mesmo conhecemos pessoas que estão com esse comportamento de camelo…
O que temos que fazer para com essas pessoas? Elas nos maltratam, falam mal, querem nos derrubar (alguma semelhança ainda com as características do camelo quando não vai com a nossa cara?). Precisamos dar água para estes camelos, temos que dar um pedaço de nossa roupa (vida).
Mas como nos reconciliar com esses camelos, digo, pessoas? Como seria este “dar água de beber” para este camelo? Orando, jejuando, andando com esta pessoa e abençoando. Não importa se esta pessoa é a errada da história devemos proceder assim como dito: “se te obrigarem a caminhar 1 km com o inimigo, caminhe dois, abençoe essa vida, vença o mal com o bem”.
Os tais “camelos” são pessoas que hoje desejam nos derrubar. Se procedermos conforme orientado na bíblia, se dermos água para beber (orar, jejuar, abençoar essas vidas). Amanhã, estas pessoas serão aquelas que irão nos abençoar, nos ajudando a cruzar o deserto, nos trarão riquezas e nos auxiliarão a prosperar em nossa caminhada com Deus.


Obrigada, Senhor, pelos camelos que tem permitido passar pela minha vida... amém.
E, perdoe-me, se em algum momento, eu, também, agi como "camelo" rsrsrsrs.

Shalom Adonai!

Glauce Lopes

2 comentários:

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!