domingo, 5 de fevereiro de 2012

O que é predestinação? PARTE 1

Sendo o assunto da Predestinação um dos mais difíceis de tratar, poucos se aventuram a dar uma explicação congruente. Aqueles que se aventuram dificilmente conseguem se encaixar no ponto de vista dos demais. Sabendo que isso é assim e devido que às vezes me perguntam qual o meu ponto de vista sobre o assunto, vou escrever o que entendo a esse respeito, mas antes quero dizer que meu ponto de vista encontrará muitos obstáculos no pensamento de meus leitores. Sabendo que o tópico é um dos mais difíceis que o verdadeiro discípulo poderá enfrentar, devo salientar que entender o que é a Predestinação não é fácil, ao contrário, é bastante difícil pela profundidade dos elementos que alternam dentro dela e daqueles que giram ao seu redor.
Por isso muito do que lerá nesse artigo pode não lhe parecer entendível e simples a vista, requerendo do leitor paciência e esforço para relacionar as ideias. Como quer que seja, se o amado leitor ao final sentir que tenho acrescentado algo no seu ponto de vista me sentirei satisfeito, do contrário, perceberei que será necessário buscar palavras para formar idéias de mais fácil entendimento.
1- Definição popular de Predestinação.

Dentro das ideias humanas a predestinação vem sendo algo assim como, fixar por antecipação a sorte de uma pessoa, de modo que aconteça o que acontecer, queira ou não, a pessoa de uma maneira ou de outra virá a fazer, cumprir, ou agir, da forma para o que foi predestinada, disso não poderá se libertar por mais que o deseje. Assim se diz que o alcoólatra é alcoólatra por que estava predestinado a assim ser, e por mais que se esforce para deixar de beber bebidas alcoólicas jamais conseguirá, simplesmente porque nasceu para ser alcoólatra. O ladrão é ladrão porque estava predestinado a ser ladrão, e por mais que se esforce para abandonar tal atitude, nunca o conseguirá simplesmente porque estava predestinado para ser ladrão. Inclusive se diz que Judas estava predestinado para ser o traidor que com um beijo entregaria ao Mashiach. Estes exemplos e outros mais podem ser citados para demonstrar o que para alguns vem a ser a predestinação. Para dizer a verdade, quando se estabelece humanamente a predestinação, desse ângulo, vem a se concluir que o autor da infelicidade e desgraça da humanidade é Elohim, o que vem a ser um pensamento ou crença inteiramente estranha que acaba por ferir ao Criador que em nenhum momento pensou em criar a humanidade para que sofra.
2- Pontos de vista populares a respeito do que é a salvação e a condenação por predestinação.

Outros dos aspectos bastante interessantes que facilmente nos faz pensar é aquele que diz que uma pessoa é predestinada para a salvação e que não importa como se comporte diante de Elohim, não importa se crê em Yehoshua como salvador ou não, não importa que cometa quantos crimes desejar cometer, depois de tudo, se está predestinada para a salvação será salva de alguma forma. O mesmo se diz das pessoas que tenham sido predestinadas para a condenação, estes, se diz, por mais que se esforcem por portarem-se bem diante de Elohim, por mais que se esforcem por obedecê-lo nada vale, se foram predestinados para a condenação. Qualquer esforço que façam para se santificarem de nada lhes serve, simplesmente porque o grande salvador da humanidade, aquele cujo Pai tem declarado que não quer que ninguém se perca mas sim que todos cheguem ao arrependimento, os tem excluído e lhes tem vedado qualquer oportunidade de salvação. Com certeza para uma mente com um pouco de racionalidade, semelhantes conclusões tornam-se inaceitáveis. Com tudo, a sua não aceitação é mais por causa do muro que tem sido construído por causa do modo em que a predestinação foi estabelecida ou defendida.
Segundo parece, a razão nos faz ver que tanto o que tem sido definido como predestinação, como a sorte dos predestinados, não se encaixa com a realidade estabelecida dentro das Escrituras Sagradas. Imparcialmente falando, o que popularmente se entende por predestinação não se encaixa com o plano divino de salvar a todos aqueles que o desejem. Portanto, se não se encaixa com a realidade, então necessariamente deve existir uma definição que se encaixe com o plano da salvação, uma que não o contra diga, uma que no lugar de afastar a nossa razão a traga o mais perto possível ao que na realidade é a vontade divina. Sendo que a definição popular não corresponde com a realidade da natureza de Elohim, nem com a natureza do sacrifício redentor do Cordeiro de YHWH a favor de todos os humanos sem exceções, convém buscar um outro significado, um significado que ilumine, um significado real, um significado que esteja alinhado à Palavra de YHWH.

3- O que é Predestinação.

A predestinação não e uma decisão com a qual Elohim tenha marcado a alguém desde antes de nascer para salva-lo – custe o que custar – ou para condená-lo. Para modificar toda a sua vida por meio de infelicidades e dor, ou para encher de felicidade toda a sua vida. A predestinação não é determinação divina sobre o homem. Assim ser salvo ou ser condenado é resultado exclusivo da determinação humana a qual está plenamente demonstrado em Jeremias 2:19: “A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mal e quão amargo é deixares a Adonai teu Elohim, e não teres em ti o meu temor, diz Adonai Elohim dos Exércitos”. O mesmo pode dizer-se a respeito da felicidade ou infelicidade do mundo, isso não é uma decisão divina, simplesmente porque todo desequilibro que ocorre na vida é provindo da decisão tomada pelo primeiro casal no Jardim do Éden. Temos que lembrar que Elohim criou o homem feliz, o homem escolheu a infelicidade. Portanto, a predestinação, assim como é entendida, no sentido de ser Elohim quem marca a toda pessoa para que lhe aconteça tudo o que tenha assinalado para a sua vida, está fora do contexto das realidades sobre as quais o Criador atua.

4- O que é Predestinação então?

Possivelmente o conteúdo contido neste subtítulo seja um pouco difícil de assimilar, pelo que sugiro ao leitor prestar a máxima atenção possível, pois só desse modo poderá ver claramente o que é a predestinação. Predestinação é o nome que se poderia dar ao conjunto de fatores tanto negativos como positivos, criados por Elohim na eternidade, dentro dos quais toda pessoa se encaixa sem que seja Elohim quem a determine ou induza a se encaixar em qualquer deles.
Dentro dos fatores positivos estão: bons sentimentos, inclinação natural em fazer o bem, o desejo de buscar a Elohim, o desejo de afastar-se do mal, fatores psicológicos, o tempo e muitos mais.
Dentro dos fatores negativos estão: os defeitos de personalidade e de caráter, a inclinação a fazer o mal, fatores psicológicos negativos, o tempo e muitos outros mais. Todos os humanos estão envolvidos nesses dois tipos de fatores.
Assim ninguém tem sido designado por Elohim para ser salvo, nem ninguém tem sido designado para ser condenado, ninguém tem sido designado para ser bom ou mau, mas sim, pelo que cada um é, é que se encaixa em um desses grupos. (Você entende isso?).

5- Da natureza dos seres.

Porque é que uns se encaixam dentro dos fatores positivos e outros dentro dos fatores negativos?
Para conhecer a raiz se faz necessário olharmos para o passado, até o momento em que o homem foi criado por Elohim e colocado no Éden. Elohim criou o homem livre de defeitos, ademais o criou livre não escravo, o criou com as faculdades que o fazem determinar-se sobre qualquer fenômeno que toque a seu sentimento (coração) ou a sua mente (espírito), de tal maneira que estando frente a qualquer situação possa decidir como agir, desse modo consegue os resultados. Por sua livre determinação (livre ação) foi que Adão escolheu o mal, vindo a ficar envolto a uma série interminável de fracassos, dor, miséria e morte. O problema é que seu fracasso não somente tocou a ele mas também toda a sua descendência veio a estar envolvida.
Pelo que encontramos dentro das Escrituras, o pecado fez com que a natureza humana de Adão se torna-se dividida entre o bem e o mal. Ele não perdeu o bem do qual foi dotado, mas tomou para si o mal também, dessa maneira a sua natureza veio a ser uma mescla do bem e do mal. Essa herança deformada é herdada pela sua descendência, o que está claramente demonstrado nos seus primeiros filhos: Caim e Abel de cujas pessoas todos conhecemos a história. A demonstração vem encontrar seu total significado no restante dos homens já que todos possuímos marcas do bem e marcas do mal. O ministro do Evangelho, Shau’l (Paulo), demonstrou que o desajuste de Adão é uma herança que todos recebemos: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. [Romanos 5: 15].
Porque Elohim é reto, justo e imparcial, é que desde a eternidade, antes de criar o homem, traçou ambos os fatores, de modo que é o homem quem por diferentes motivos se encaixa em um dos dois grupos. Sendo Elohim justo e perfeito, não manipula a ninguém segundo Seu desejo ou conveniência, tão pouco obriga a alguém a escolher o bem, ao contrário, decidiu criar o homem com plena capacidade de raciocínio e determinação para que livremente escolha o que mais o atraia (livre ação). Assim então, os fatores que conhecemos como predestinação foram criados por Elohim, os homens se encaixam dentro deles. Isso claramente demonstra que todo homem está predestinado, ou seja, está dentro da predestinação, cada um se encaixa dentro de um dos dois grupos de fatores.

6- Sobre a predestinação (promessa) de nosso Senhor Yehoshua HaMashiach.

Vejamos como nosso Senhor se encaixou dentro dos elementos da predestinação. Dele as Escrituras dizem que morreu a favor de todo o mundo. O interessante é saber porque necessariamente teria que ser ele e não um anjo, ou um arcanjo, ou um querubim ou um Serafim, um ser preexistente ou qualquer outra criatura da criação que morreria a favor de toda a humanidade. A designação do Senhor Yehoshua ocorreu porque nosso Elohim, sendo o soberano decidiu que ele nasceria de uma virgem e viria a padecer e morrer. Mas ele foi o escolhido porque seria o único que se encaixaria para cumprir semelhante missão, nenhum outro ser, mesmo que celestial se qualificava, não porque eles sejam impuros, pois de maneira alguma o são, mas porque o humano caído requeria de um substituto cuja categoria fosse similar, ou seja que fosse um humano. Este é o ponto. Recorde-se que os seres celestiais criados não são similares ao Grande Criador, o único criado a imagem e semelhança de Elohim é o homem. O homem é similar e o foi em todo o seu significado antes de cometer o pecado.
Se o homem possuía a imagem e semelhança divina, então para que o resgate por Adão fosse válido, esse teria que ser pago por alguém que fosse a imagem e semelhança de Elohim, ou seja, teria que ser outro homem, para que fosse similar ao homem Adão antes do pecado, para isso Elohim gerou Seu filho no ventre de Maria, o homem com a imagem e semelhança de Elohim, o único que poderia pagar com a sua morte o que nós merecíamos e assim servir de resgate por Adão. Dessa forma foi como ele se encaixou nos elementos da predestinação. Nenhum outro ser na criação seria adequado, somente um, nosso Salvador, o filho de Maria gerado pelo espírito de YHWH. Observe que predestinação é alguém se encaixar em determinados fatores. Entender as bases sobre as quais nosso Senhor foi designado como nosso salvador é critico para entender como funciona o relacionado à predestinação nos homens, ou seja quem já compreende a questão da linhagem do Mashiach poderá entender mais facilmente a predestinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!