sábado, 31 de março de 2012

Remendados e Inflexíveis ou Transformados?

Ninguém costura remendo de pano novo em vestido velho. Se o fizer, o remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se o fizer, o vinho novo rompe os odres, e estragam-se tanto o vinho como os odres. O vinho novo deve ser posto em odres novos.”   Mc 2.21-22


O homem que atendia pelo nome de Levi, é chamado nesta passagem de Mateus. Jesus o chamou e ele imediatamente o seguiu.  Essa é uma verdade de importância profunda, e com ela aprendemos que estamos de tal forma presos ao pecado e ao mundo que é impossível ir ao Senhor em busca de salvação sem antes sermos chamados por Ele, mediante sua graça. Deus precisa falar aos nossos corações, por meio do Seu Espírito, antes de podermos falar com Ele. Aqui, o Senhor usa duas parábolas para ilustrar como devemos recebê-lo em nossa vida.

I. Remendados ou transformados?

Naquele tempo, remendar era muito comum, no entanto, não se remenda uma roupa velha com um pedaço de roupa nova. Assim, as duas ficariam imprestáveis, a roupa nova se estragaria, e a roupa remendada, no primeiro esforço, se romperia. Recortar o novo ensino de Jesus para usar apenas um pedaço em um ensino tradicionalista, sem a mesma essência, faria mal a ambos.  As boas-novas de Jesus não podem ser limitadas pelo sistema legalista dos fariseus.

Ou seja, não adianta querermos aplicar em nossa vida apenas as partes da Escritura que nos convém, não há harmonia entre a vida nova e transformada, oferecida por Jesus, e vida antiga, de pecado  e legalismo. Jesus é graça, e onde há legalismo, não há graça. É como óleo e água, não se misturam, não se tornam um.

Temos que nos tornar coerentes, devemos praticar a palavra em sua totalidade e não em partes, não só naquilo que nos agrada. Vestir uma roupa nova, e não desejarmos somente remendos que a cada dia que passa ficam piores. Um pequeno remendo logo se torna um grande estrago, de forma que não apenas os que estão perto podem ver, mas é visto de longe.

Não devemos ser reconhecidos e vistos de longe pelos remendos e pela incoerência da nossa vida, mas sim pela nova roupa, novas condutas, novo modo de ser, de forma que aqueles nos veem devem querer se "vestir" como nós, querer estar na presença do Senhor, e não se repugnarem pelo nosso modo de ser, pelo nosso mau testemunho.

A fé se evidencia pelo comportamento. O vestido velho é a vida comum dos pecadores — o vestido novo é a vida de santidade, usada pelo novo homem em Cristo.


 II. Vinho Novo: Jesus, Odres Novos: Nossa Vida!!

Continuando a explicação, Jesus faz também uma comparação com os odres, que eram feitos de pele de animal e serviam como garrafas.
 Os odres novos eram elásticos, pois o vinho novo com o passar do tempo fermentava e aumentava de volume, esticando, consequentemente, os odres.  Os velhos já não eram mais flexíveis, de forma que o vinho novo facilmente os romperia. Podemos calmamente comparar os fariseus com os odres velhos, já que essas pessoas se guiavam por regras e costumes rígidos.

Obs.: Jesus não era contra os fariseus, mas as práticas de alguns deles que pregavam e não viviam.

Forçar os en­sinos de Jesus sobre fórmulas antigas traria decomposição e ruína. Tomar as suas verdades e procurar colocá-las em qualquer outro formato diferente dos seus, seria como estragá-las como um vinho não fermentado. Como dito anteriormente, os ensino de Jesus não podiam ser limitados pelos costumes farisaicos, estes não suportariam a pressão das boas-novas, de forma que os dois perderiam o propósito, tanto o odre rompido, quanto o vinho derramado.

Como podemos querer receber o vinho novo em nossos odres rígidos e limitados? Temos que desejar uma total transformação do nosso viver.  Não podemos receber esse vinho novo, que é Jesus,  se o nosso odre está cheio do vinho velho.  Livremo-nos do vinho velho antes, e renovemos nosso odre. Isso me lembra o antigo provérbio chinês  "Se você não esvaziar sua xícara, como poderá provar do meu chá ?".

Se o "vinho novo" representa o aspecto interno da vida cristã, então o "pano novo" ilustra a sua vida externa e as conversações.

III. Conclusão 

É corriqueiro Jesus chamar aqueles que nos parecem ser os menos dispostos a cumprir a Sua vontade, aqueles que parecem estar muito distantes  do Reino. No entanto, conforme as palavras do salmista, “a voz do Senhor é poderosa”, e o chamado de Jesus atrai os pecadores quebrantando o mais empedrecido dos corações, quebrando as cadeias dos antigos hábitos, transformando-os em novas criaturas.

Das duas parábolas apresentadas, ficou claro que Jesus não quer ocupar uma pequena parte da nossa vida antiga, mas sim transformar a antiga vida em algo novo, satificado. Ele quer nos transformar. Temos que nos despojar de tudos os ensinamentos imprestáveis da vida sem Jesus, para recebê-lo plenamente em nossos corações. Bem-aventurados aqueles que ouvem o Seu chamado e não endurecem os seus corações.

Que hoje possamos orar, em nome do Senhor Jesus Cristo, clamando para não permita o endurecimento de nossos corações, que sejamos flexíveis para receber a verdade transformadora de Cristo, aceitando  a nova vida que Ele nos oferece. 


Roberta Jaciane.



2 comentários:

  1. Ontem estava buscando em Deus uma palavra para ministrar em uma igreja e na madrugada me veio exatamente essa aqui: novas vestes e vinho novo. Então comecei a buscar uma imagem na internet para ilustrar uma apresentação de slides e encontrei esse coração que você usou, no google. Resolvi dar uma olhada no blog e olha o que encontrei; a confirmação de Deus escrita aqui, de tudo que ele me revelou durante a madrugada de ontem.
    Que Deus a inspire sempre e me aguarde outras vezes por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco.....que bom que sua pregação foi inspirada pela mensagem em meu blog.
      Quando li o que vc escreveu, meu coração se encheu de muita alegria.
      É tão gratificante e maravilhoso quando Deus confirma algo né?
      Que bom....fico imaginando como foi sua pregação. Deve ter sido maravilhosa!
      Fique com Deus e seja muito bem vindo aqui!
      Shalom!

      Excluir

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!