quinta-feira, 12 de abril de 2012

Casamento - Privilégio ou Cilada?

Tenho conhecido casais que não tem um motivo pra honrar o parceiro, elogios a terceiros em frente a esposa, muitas vezes ela resolve os assuntos da casa sozinha sem o parceiro saber, um não sabe quanto é o salário do outro, saem sem avisar onde vão, contam as coisas que não deveriam passar do teto da cozinha para os amigos e por aí vai desencadeando a decadência do casamento que ao invés de ser um privilegio transforma-se numa cilada e quem tá dentro quer sair porque se transforma numa prisão.
 Uma das coisas que precisa haver no relacionamento para fluir bem é a cumplicidade-confiança pois sem estas não há harmonia no relacionamento, há apenas sobrevivência. No relacionamento os dois devem ter liberdade para conversar sobre todos os assuntos, havendo assim uma partilha total que solidifica e dá profundidade ao relacionamento.
Uma entrega total mútua porque é isso que deveria ter no relacionamento a dois, se não houver simplesmente não é um relacionamento, mas sim duas pessoas que resolvem morar debaixo do mesmo teto dormir juntos toda noite e dividir as contas no final do mês. É pra isso que se casa hoje em dia? Aliás, como dormir e conviver ao lado de quem não se conhece?
Quando um casal toma decisões juntos começam a ter respeito-próprio e respeito um pelo outro. Quando a mulher tem espaço na vida do seu parceiro para ajudá-lo a decidir e dar sua opinião ela se sente útil e mais interessada pelos assuntos dele. Ele deve confiar nela para contar-lhe o que ele quiser e ela por sua vez deve passar confiança para ele e não descarregar suas confidências na janela para a vizinha, deve pedir a opinião dela sobre suas decisões e ouvir atentamente o que ela tem a dizer, tendo assim na esposa uma conselheira e uma mulher que lhe apóia. Pois ele sabe que ao chegar em casa depois de um dia cheio de tribulações poderá contar com uma mulher compreensiva e agradável que não vai enchê-lo de importunações acerca do comportamento das crianças durante o dia nem lhe jogar no colo as contas que chegaram do correio. (Não é a toa que muitos preferem ao bar do que ir para casa depois do trabalho né...)
Quando um casal decide se divorciar arrumam uma justificativa que realmente os convençam, colocam em sua mente que da próxima vez serão mais cuidadosos ao se envolver e assim seguem numa corrida desenfreada rumo a felicidade atrás da pessoa- perfeita para um casamento –perfeito sem se notar que o erro na maioria das vezes está em si próprio.
Enquanto não resolver os seus problemas interiores não será feliz nem com uma pessoa criada em laboratório.
Optam pelo divórcio porque acham que lá fora encontrarão uma pessoa melhor que não terá os mesmos erros da anterior. Outras pessoas por motivos financeiros ou familiares optam por continuar casados –separados mantendo assim as aparências fora e se tratando como estranhos dentro. Dormem separados mantém outros relacionamentos paralelos como se fosse tudo normal.
Ou então continuam casados dormindo junto dividindo tudo, mas mantém paralelos relacionamentos sem que o outro saiba. Se já é difícil manter um relacionamento imagine mais de um.
Muitas pessoas ainda sonham com o príncipe encantado lindo e romanticamente perfeito. Encontram no trabalho ou escola ou até na igreja uma pessoa compreensiva atenciosa sensível e interessada pelos seus problemas, a música, as flores, os chocolates e as promessas lhe fazem a cabeça até passar o tempo e descobrir que ele não pode sustentar a máscara de príncipe e se transformou num sapo tanto quanto aquele que ela tem dentro de casa. Mesmo porque ninguém jamais poderá satisfazer completamente nossas necessidades ou sonhos.
Amar é questão de decisão assim como você decide esquecer alguém você também tem o poder de decidir amar alguém aceita-la como ela é. Se ela não merece seus esforços seu amor ame-a assim mesmo sem ela merecer , alias você é uma pessoa amada por mais alguém que te amou sem você merecer e amou tanto a ponto de entregar seu único filho a morte e morte de cruz.
O amor só produzirá efeitos positivos se ele for colocado em prática se for trabalhado ele é quem gera sentimentos e não os sentimentos que o geram. Os sentimentos dependem do amor para crescerem e serem saudáveis. Ao contrario do que muita gente acha não é preciso esperar o amor chegar para sentir mas sim decidir senti-lo. Por isso muitos relacionamentos dão certo independente da situação financeira, beleza, estado de saúde ou comportamento. Porque decidiram amar e do amor surge o carinho, a admiração, o respeito, mas ainda que não surjam esses sentimentos o amor não morre não adoece pois ele não precisa deles pra sobreviver, eles é quem são alimentados pelo amor. Se o amor morre não há mais nada,  tudo é passageiro, não tem vida e não gera ações.
Muitos dizem "eu te amo" e acham que estão sentindo o amor e isso basta para viverem eternamente felizes, mas se enganam o amor depende de uma atitude e não pára por aí precisa de alimentação dia-dia .
É possível recomeçar? Mas pra isso é preciso tomar uma decisão e enfrentar os problemas interno-pessoal construindo um novo relacionamento do que já existe ou seja: renascer de um relacionamento fracassado beira ao divórcio e dar vida a um casamento feliz e completo.
Porque muitas pessoas que passam dias em UTIs ou depois de acidentes gravíssimos resolvem ter uma nova vida e fazer o que antes não faziam? Certamente é porque a vida recebe uma nova folha depois do quase-morte? Não! porque resolvem tomar uma decisão de mudança, de transformação e é possível, mas requer garra e muito esforço.. e não é pra qualquer um que desista no meio do caminho ou teme todas as novas situações. É PRA QUEM TEM CORAGEM. Vale a pena no final quem vai ganhar é VOCÊ.


Mensagem enviada para meu e-mail por uma amiga chamada Gabi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!