terça-feira, 20 de novembro de 2012

Não pare no meio do caminho!

O texto da base está em Gn 11:25-32, veja:


"E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã. E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã; e Harã gerou a Ló. E morreu Harã estando seu pai Terá ainda vivo, na terra do seu nascimento, em Ur dos caldeus. E tomaram Abrão e Naor mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca, filha de Harã, pai de Milca e pai de Iscá. E Sarai foi estéril, não tinha filhos. E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali.
E foram os dias de Terá duzentos e cinco anos, e morreu Terá em Harã."


Para te contextualizar, Terá teve três filhos: Abrão, Naor e Harã que era o mais novo. Eles moravam na Babilônia, o lugar mais desenvolvido da época, até que Harã (irmão de Abraão) faleceu e seu pai decidiu partir da Babilônia para Canaã. Então Terá definiu um objetivo: ir para Canaã com toda a família e começou a conduzir seu povo neste caminho. Durante a viagem Terá e sua família chegaram numa terra boa a qual chamaram de Harã e ficaram ali, começaram a viver ali até a morte de Terá, não cumprindo o que haviam planejado.

Entendendo o texto:

Terá passou um momento difícil que foi perder seu filho, e esta situação o fez decidir sair do lugar mais desenvolvido e ir para onde? Canaã, ou seja, ir para a (futura) terra prometida dos judeus! Ele tinha o objetivo definido, o caminho traçado e até a atitude de ir ele tomou, mas ele chegou em Harã e parou ali, exatamente no meio do caminho. Pode parecer sem importância, mas creio (a Bíblia não fala isso) que o maior erro de Terá foi ter resolvido parar justamente no meio do caminho! Porque quem sabe Deus não chamaria Terá para ser o pai de todos ao invés de Abraão? Não temos como saber, mas sei que Deus tinha propósitos naquela situação e hoje Terá só está nomeado na Bíblia por causa de seu filho e poderia ter sido o contrário.
Como Terá parou, desistiu e se acomodou na terra de Harã, Deus reprogramou tudo e chamou Abraão para sair e continuar a jornada e o resto você conhece.

Aplicação:

Igual a Terá você pode já ter traçado planos e definido estratégias sobre um objetivo e até tomado a atitude de fazer, começar, mas durante o caminho pode ter desistido por qualquer motivo.
Muitos fatores fazem as pessoas desistirem de algo, cansaço, desilusão, preguiça de fazer, falta de visão, fraqueza, comodismo…. E não sei qual destes (ou outros) te influenciaram a parar seus planos e desistir de lutar não só deles, mas talvez do chamado de Deus pra você!
Se isso aconteceu quero te alertar que quando não fazemos algo que Ele quer, Ele simplesmente levanta outros pra fazer e estes outros irão viver a vida que era pra ser nossa, ou seja, terão o destaque, a condição financeira, o lugar de moradia, o ministério que era pra ser nosso e isso vira um problema pra nós.
Terá desistiu de seu plano, que podia também ser um plano de Deus, e com sua decisão de desistir ele abriu espaço para Abraão ir para Canaã e ser o pai de todas as nações.

Agora pergunto:

Do que você tem desistido?
Por que está desistindo? Só porque está difícil? Nem sempre é fácil mesmo…
Já pensou em qual pode ser a consequência da sua desistência? 


Se as respostas são negativas por qualquer motivo, te deixo uns exemplos de caras que perseveraram, image se:

José tivesse desistido com tudo o que aconteceu a ele antes de ser o governador do Egito. A desistência dele poderia ter causado a morte de todo o povo de Israel.
Se Josué tivesse deixado seu medo falar mais alto do que Deus ele não teria liderado o povo e consequentemente eles não possuiriam a Terra Prometida.
Ou se Jesus tivesse lutado a vida toda, mas se Ele tivesse desistido neste momento, não estaríamos aqui hoje.


Graças a DEUS nenhum deles parou, mas acredito também que não parar foi justamente a decisão deles, a resposta contra todas as dificuldades dizendo que iriam prosseguir até atingir o objetivo, e atingiram mesmo!

Querido(a),
VOCÊ TEM UM PROPÓSITO, UMA VOCAÇÃO, UM CHAMADO DE DEUS PRA VOCÊ!
Não desista porque as coisas não dão certo, se você determinou um plano então trabalhe para que Ele aconteça até o final e se não der certo saiba que ao menos você chegou ao final com ele e aprendeu com a experiência!
2013 está acabando, mas ainda tem um tempinho pra fazer algo e se já não der mais tempo neste ano, comece a planejar o próximo ano e faça acontecer, porque até onde sei a única vez que Deus fez algo cair do céu foi com Israel no deserto, Ele enviou o maná, mas em outras situações a galera trabalhou, agiu e Deus fez a parte dEle, fez os milagres!

Então, levante sua cabeça, se anime, defina seu plano e trabalhe para atingi-lo! Deus faz com o que o nosso pouco vire muito nas mãos dEle .

Não desanime e nem pare no meio do caminho, se dedique a ponto de chegar no fim da sua vida pra dizer: acabei a carreira e guardei a minha fé, agora a coroa da justiça me está reservada!!! Chegaremos lá juntos, se Deus quiser!

Shalom Adonai!
Glauce Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!