sábado, 11 de janeiro de 2014

Não consigo vencer o pecado!

I CORÍNTIOS 10:13: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”

Alguém aqui que está presente tem dificuldade de deixar em pecar? Quem tem essa dificuldade, levante a mão! 

Eu me sinto o maior pecador da Terra, pois diariamente comete pecados e mais pecados, e não consigo deixar de cometê-los!

Você certamente já deve ter feito essa pergunta: porquê, apesar de todo o meu conhecimento bíblico acerca de Deus, da semana da criação, dos bons e maus exemplos de vida dos personagens bíblicos, da necessidade em sacrificar cordeirinhos, da vida de Jesus, da necessidade da cruz, dos planos que Deus tem para mim lá no Céu, porquê ainda assim eu continuo pecando? Porque ainda assim eu não consigo passar um único dia sem pecar? Sequer no sábado não consigo passá-lo sem entristecer a Deus?

Para exemplificar melhor, fechemos nossos olhos e levemos nosso pensamento ao dia em que fomos batizados. Você está lembrado do dia em que você aceitou a Jesus publicamente? Nesse dia estava chovendo? Fazia muito frio? Era à noite ou durante o dia? Foi em um tanque batismal ou em um rio? Se lembra da fisionomia do Pastor que o batizou? Lembra-se ainda que você estava incerto com relação à temperatura da água? Será que está muito fria a água? E quando o Pastor finalmente prendeu-o firmemente em suas mãos e lhe baixou nas águas? Qual foi a sensação daquela hora? Certamente são recordações que jamais sairão de nossa lembrança.

Permaneçam ainda com os olhos fechados ainda, e agora tentem lembrar-se do ponto mais importante: quais foram os seus primeiros pensamentos que surgiram à sua mente imediatamente após terem sido erguidos do tanque batismal? “Será que meu cabelo está horrível” ou “Obrigado, Senhor, por esta nova vida”!

Podem abrir os olhos, agora. E certamente, nas primeiras 24 horas após o batismo, você deve ter pensado algo assim: agora que estou limpo de todo pecado que cometi até agora, o que devo fazer para conservar-me limpo da mancha do pecado, para que eu não peque mais, até que Jesus volte? Pois eu não quero mais pecar, quero continuar-me limpo!

E realmente, nos primeiros meses logo após o batismo as pessoas se esforçam muito para "não pecar", mas logo descobrem que é impossível não praticar atos errados apenas com o nosso próprio esforço. E por que isso acontece? Simplesmente porque nós, seres humanos, confundimos que o cristianismo é medido pelas coisas boas que fazemos ou pelas coisas erradas que deixamos de fazer. Ou seja, acreditamos que cristianismo é sinônimo de boa conduta. Por esse motivo, depois da decisão em nos entregar a Deus, passamos a vida toda esforçando-nos para sermos bons uns para com os outros, e tentar não praticar os atos de maldade que antes estávamos acostumados a praticar.

Mas graças a Deus que Cristo não mede o cristianismo desta maneira, através dos atos bons e através dos atos maus. Para Deus, um bom cristão não é apenas aquele que se comporta bem, que faz apenas o que é bom.

Um bom exemplo disso é quando Adão e Eva comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Quando eles comeram do fruto, eles prejudicaram alguém? Prejudicaram financeiramente alguém com esse ato, ou mesmo tiraram a vida de alguém ao provarem do fruto? Nós sabemos que o fato de comer do fruto não matou ninguém diretamente, mas com a desobediência do primeiro casal a morte veio a esse mundo. Porém, segundo o conceito humano, eles não fizeram nenhum mal que merecesse a expulsão do Jardim do Éden.
Na verdade, o primeiro passo errado de Adão e Eva não foi comer do fruto, mas sim afastar-se de Deus ao terem aproximado-se da árvore. Eles caíram porque se afastaram de Deus. E após a queda do casal edênico, qual foi a primeira pergunta que Deus dirigiu ao casal pecador: “Vocês prometem que nunca mais irão pecar?”, ou “Adão, onde está você?”

Cristianismo não é o homem tentando fazer atos bons e evitando cometer atos maus, esperando com isso agradar a Deus e tentar alcançá-lo. Cristianismo é Deus fazendo tudo para alcançar o homem. 

Na verdade, o problema do ser humano não é o que ele faz, mas onde ele está. O fato Adão ter desobedecido a Deus preocupou-O certamente, porém a maior preocupação de Deus era que Adão agora estava tentando se esconder de Deus. Apesar de terem convivido diariamente durante anos prazerosos momentos enquanto passeavam juntos pelo jardim, ainda assim Adão e Eva preferiram esconder-se de Deus, ficar longe dele.

Muitas pessoas há que se sentem indignas de ir à uma casa de oração, pelo fato de acreditarem serem muito pecadoras para um Deus tirano que não aceita o pecado em nossas vidas, e elas tomam a decisão de primeiramente consertar suas vidas para depois procurar a Deus. Ou seja, é como se o doente decidisse apenas procurar o médico quando estivesse curado de suas enfermidades! A grande verdade é que as pessoas pecam não é porque deixam de cometer atos bons ou maus, mas pecam pois estão separadas de Deus. É um círculo vicioso criado por Satanás.

Parece loucura, mas essas são as soluções que o homem tenta colocar para resolver o problema do pecado em sua vida. São soluções falhas.

Para deixarmos de praticar pecados diariamente, não devemos viver preocupados em sermos bons cristãos, em praticar atos bons, andar direito e etc. Parece loucura, mas para deixarmos de praticar os pecados em nossa vida, basta unicamente aumentar meu grau de relacionamento com Jesus.

Parece loucura, mas o resultado final certamente o surpreenderá. Enquanto você passou uma vida inteira tentando "fazer as coisas bem certinhas para não pecar mais", você percebeu que pecou, muitas e muitas vezes. Mas quando você aumentar seu grau de relacionamento com Cristo, você terá uma grata surpresa: perceberá que sem qualquer esforço de sua parte em não mais pecar, você finalmente conseguiu abandonar aquela vida pecaminosa que você estava habituado a ter.

E qual é então a fórmula mágica para que eu aumente meu relacionamento com Deus? 

MARCOS 14:36: “E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.”

1) PRÁTICA DA ORAÇÃO: o que Jesus estava fazendo? Por quê você ora a Deus? Qual é o objetivo que você tem ao dobrar os joelhos e orar a Deus? É agradecer? Ou é pedir ajuda nos momentos de dificuldade? 

Na verdade, o objetivo da oração não deveria ser de apenas conseguir respostas de Deus. Se este for o motivo para orar, logo, logo, perderemos a motivação em orarmos a Deus, pois se transformará em uma espécie de linha telefônica do tipo “eu quero isso, eu quero aquilo”.

O grande objetivo da oração é relacionar-se com Deus e não apenas conseguir respostas dEle. Você deve buscar a Deus para manter um diálogo com Ele, transformá-Lo como se Ele fosse o seu diário, torná-Lo seu melhor Amigo, confidenciado a Ele todas as suas alegrias e tristezas pelos quais você passa diariamente.

Não é errado pedirmos por nossas necessidades através da oração. Jesus pediu para que o cálice fosse retirado. Mas Jesus nunca utilizou-se da oração unicamente apenas para pedir, mas também para conversar com Deus, pedir orientação divina. Ele queria manter seu relacionamento pessoal com Deus.

Após você ter criado o hábito de orar constantemente a Deus, sem interesse egoísta em ficar pedindo e pedindo, mas para conversar com Deus, você perceberá que seu relacionamento pessoal com Deus aumentou, e muito!

Mas não é só isso que devemos fazer para aumentar nosso relacionamento com Deus.

SALMOS 119:105: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”

2) PRÁTICA DO ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS: qual é o objetivo da existência da Bíblia? Por quê Deus nos deu a Bíblia? A Bíblia não foi escrita para que fosse apenas uma lição da história de um povo errante. A Bíblia não é apenas um livro para registrar números, medidas e proibições. Ela contém o plano da salvação do homem, a mensagem de amor de Deus ao homem. 

Assim, quando você estudar a Bíblia coloque-se no marco histórico daquele tempo e receba a mensagem como se tivesse sido enviada exclusivamente apenas para você, e mais ninguém. Coloque-se como se fosse você que estivesse andando sobre o camelo, que fosse você que estivesse pisando no leito seco do cruzando o Mar Vermelho, como se fosse você que estivesse ouvindo as chicotadas que Cristo recebia.

MATEUS 13:44: “Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.” O que significa o tesouro escondido no campo? A Palavra de Deus, que precisa ser cavada a fundo, para dar as riquezas de que necessitamos, os ensinos da vontade de Deus.

Estudando a Palavra de Deus desta forma, você certamente aprenderá mais da vontade de Deus em sua vida, e isso fará com que seu relacionando com Cristo aumente.

Mas não é só isso que devemos fazer para aumentar nosso relacionamento com Deus.

ISAÍAS 55:10-11: “Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.”

3) TESTEMUNHO: você alguma vez já testemunhou de sua fé para alguém? Você já contou de Cristo para alguém?

O ato de testemunhar nada mais é do que falar de Cristo para os outros, especialmente das bênçãos que Cristo operou em sua vida após ter-se entregue a Ele. Conte aos outros como você era antigamente, quais eram os seus hábitos, o seu linguajar, o seu modo de viver, o seu modo de agir. E depois, conte-lhes como você é agora, como se sente agora, após ter conhecido realmente a Cristo.

Sabemos que é difícil muitas vezes abrirmos a boca para falarmos de Deus aos nossos semelhantes. É muito mais fácil buscarmos a Deus em nossas orações silenciosas e em sigilo, estudar a Bíblia em nossa casa, mas se não testemunharmos do amor de Deus ao nosso semelhante, nosso relacionamento com Deus não será completo, como Deus deseja.

PARÁBOLAS DE JESUS, página 69: “Todo cristão tem o privilégio, não só de esperar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, como também de apressá-la. Se todos os que professam Seu nome produzissem fruto para Sua glória, quão depressa não estaria o mundo todo semeado com a semente do evangelho! Rapidamente amadureceria a última grande seara e Cristo viria recolher o precioso grão.”

Se você não tem conseguido abandonar alguns pecados, mesmo após ter tentado muito e muito, então faça uma experiência esta semana que está iniciando: busque a Deus através da oração, mas não uma oração egoísta, mas sim através de uma oração para conversar com Deus. Estude ainda a Palavra de Deus com um real interesse, e não apenas para cumprir o ano bíblico, onde você possa dedicar 30 minutos apenas em um único versículo da Bíblia. E complete com a prática do testemunho de sua fé às outras pessoas.

Por 1 semana faça essa experiência, e ao final dela, você perceberá que terá aumentado seu grau de relacionamento com Deus, e como conseqüência natural aqueles pecados que você estava tentando com muita dificuldade deixar de praticá-los, você não os terá praticado uma vez sequer.


Fonte: http://www.calypsoinformatica.xpg.com.br/sermao10.html

Shalom Adonai
Glauce Lopes

Um comentário:

  1. Olá Glauce, quanto tempo tudo bem?
    Curta nossa pagina A Única Verdade Bíblica na facebook e receba nossas atualizações.
    https://www.facebook.com/pages/A-Única-Verdade-Bíblica/534588933284886

    ResponderExcluir

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!