quinta-feira, 7 de julho de 2011

O CRISTÃO E A TATUAGEM.

I Pedro 1:15

Existem algumas questões em relação a procedimentos de cristãos sobre o que convém ou não convém, fazer ou usar. Temos um manual de pratica e de fé que é a palavra de Deus, nela encontramos direção para os nossos procedimentos. Mas sabemos que as interpretações são diversas, uns interpretam conforme lhes convém, usando textos fora do contexto para encontrarem pretexto para realizarem o que querem. Outros acompanham simplesmente a moda dos que não tem nada haver, e outros ignoram tal manual, suas normas, práticas e regras, pois simplesmente vivem uma era super moderna.

Onde surgiu a tatuagem, para que serve a tatuagem, quem usava? (No final desta postagem contém respostas para estas perguntas [1]) O que a bíblia diz sobre tatuagem? É lícito um servo de Deus se tatuar? Existe algum texto proibindo o uso da tatuagem? Existe algum texto incentivando o uso da mesma? Podemos usar a tatuagem como estratégia para anunciar Jesus?

Antes de abordarmos totalmente se é lícito ou não, veremos dois versículos mais usados. Um deles para justificar, o outro para proibir. Sobre a restrição do uso vemos um texto muito claro no livro de Levítico 19:28 veja: Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor. O texto que é usado para justificar o uso da tatuagem se encontra em: Apocalipse 13:16 veja: No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores. Estes dois textos são opostos, um no Antigo Testamento, outro no último livro do Novo testamento. Primeiramente é preciso entender quais são as intenções de quem pretendem fazer uma tatuagem. Qual a finalidade? É licito? Estarei escandalizando meus irmãos caso eu faça uma tatuagem?

Entre tantas, eu citarei algumas que os que defendem o uso querem fazer. Dizem eles que se trata de estratégia de evangelismo e que estão imitando Jesus, pois ele mesmo tem “um nome na perna”. Outros simplesmente para mostrarem seus corpos como obra de arte, pois chamarão a atenção dos que observam. Outros apenas por vaidade e por que viu um Pastor ou outro líder usarem portanto justificam o uso. Gostaria também de informar que algumas pessoas que se convertem, tentam apagar gastando grande soma de dinheiro, pois não acha licito continuarem com aquelas tatuagens, outras continuam com as marcas.

Falando na primeira finalidade vemos em Apóstolo Paulo um grande estrategista que momento algum, ele usou da “estratégia” para ser igual ao mundo ou fazer o que a bíblia condenava como procedimento. Paulo fez de tudo e de todas as formas para alcançar alguns para Cristo, mas o objetivo final o nome do Senhor era glorificado e muitos eram convertidos .I Corintios 9:22 Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Alguns escrevem o nome de Jesus, alegando que fazendo assim estaria levando Jesus aos que não conhecem, pena que não seguem as pisadas daquele que está escrito em seu corpo. Querem andar com nomes, imagens tatuadas alegando estratégia, mas não imitam seus supostos exemplos. Certa vez o apóstolo Paulo escreveu: Sedes, pois meus imitadores, como eu sou de Cristo. Se a intenção é ser “diferente, e chamar a tenção”, quando buscamos uma vida de santificação alcançaremos este objetivo sem fazer uma marca se quer em nosso corpo. A tradução para Santo, ou santificados é separado, ou seja, somos diferentes aos olhos do mundo. Para sermos estrategista não precisamos ser iguais ao mundo, eles olham para nós de uma forma diferente, então onde esta nossa diferença?

Ainda para esclarecer mais um pouco sobre se devo ou não fazer tal marca, eu te desafio a perguntar a você mesmo. Que edificação esta marca fará em sua vida? O grande problema é a propaganda que se faz através da mídia, arrastando milhares de jovens apenas por se tratar de moda. Alem da tatuagem em si, vemos outras modas como piercing gigantes, cortes na língua em forma de línguas de serpentes, implantes de silicones na testa em forma de chifres. Vejam só, chamam isto de moda. Perdoe-me ser um pouco radical nestes exemplos, eu diria que é uma manifestação diabólica. As escrituras nos aconselha sermos “santos” em todos os nossos procedimentos, ou seja, no nosso corpo, alma e espírito. A maior marca temos escrita em nossos corações. Jeremias 31:33 há um louvor muito conhecido em nosso meio que diz mais ou menos assim: Eu tenho a marca de Cristo em Mim, em meu coração está escrito seu nome, seguir os seus passos é desejo meu.♫

I Corintios 6:12 " Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

I Corintios 6:19-20. Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

I Pedro 1:15 "Sede Santos em toda vossa maneira de viver."

Querido Jovem, não faça nada que você venha a arrepender-se, conheço diversas pessoas que após ter tatuado seus corpos se arrependeram. Para retirar tal “marca” requer varias aplicações de laser e sabemos que cada seção não é nada barato e ainda assim não retira 100% da marca. No final, além da cicatriz fica uma impressão que houve uma tatuagem antigamente. Diz certa estatística que entre as pessoas que se tatuam, algumas se arrependem, ou pelo símbolo que escolheu, ou por outros motivos diverso.

Fonte das matérias abaixo Jornal da Imprensa e Escola Web.

Como surgiu a tatuagem?
[1] A tatuagem existe a mais de 3,5 mil anos e representa a personalidade das pessoas. Na época, ela servia para indicar quais os indivíduos faziam parte da mesma comunidade. Os povos primitivos tinham tatuagem para representar os fatos mais importantes de sua vida, como, por exemplo, o nascimento, a puberdade, o desenvolvimento e a morte. Eles se tatuavam também para mostrar sua vida social, como na época em que viraram guerreiros, sacerdotes e reis. A tatuagem para eles também servia para identificar prisioneiros, exigir proteção e celebrar a vida. Já no começo da era moderna a tatuagem era vista como sinal de marginalidade, porém ela deixou de ser vista dessa maneira a partir do momento que foi sendo vista nos corpos de artistas, músicos e pessoas comuns.
Quando a tatuagem deixou de ser um símbolo de marginalidade, ela passou a ser símbolo de expressão de arte no corpo. Antigamente as tatuagens eram feias, com desenhos iguais aos de cadeia, hoje em dia já não é mais assim, as tatuagens são feitas com traços bonitos e cores diversificadas.

O Jornal da Imprensa On line de Goiânia em matéria desta Quarta Feira 22/03/2010, trás uma matéria interessante, que resolvi postar parte dela que pode ser acompanhada na integra através do link. http://www.jornaldaimprensa.com.br/editoria_texto.php?id=9888

Tatuagem a arte da agulha
leia parte da matéria abaixo.
Porém, o cuidado com a saúde é de fundamental importância quando se decide tatuar o próprio corpo. Especialistas da saúde categorizam essa prática como de alto grau de risco. O Jornal da Imprensa também falou com a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia-Goiás (SBD-GO) Dra. Marilene Chaves Silvestre. A médica explicou que a tatuagem é um pigmento que se coloca dentro da pele e isso pode levar a reação alérgica por parte do organismo, ou seja, ele tenta fazer a eliminação daquele pigmento por achá-lo como um corpo estranho. "O paciente pode ter reações alérgicas tanto no local da tatuagem e se tiver uma grande quantidade essa reação alérgica pode ser generalizada ou sistêmica, ou seja, no corpo todo" alerta. A respeito do arrependimento a presidente da SBD afirma que não há muitos casos. Conta que quando o arrependido procura o consultório e é explicado a ele que para remover o desenho terão que ser feitas sessões de laser e que pode acontecer de ficar cicatriz, ou seja, a tatuagem ficará borrada e não será possível remove - lá totalmente, o paciente desiste. "Os pigmentos vermelhos, amarelos e alaranjados são de difícil remoção. Os pigmentos escuros como o preto, o marrom e o azul têm uma remoção mais fácil" enfatiza.
A tatuagem pode ser fonte de contaminação de AIDS, hepatite e sífilis, além de causar alergias e quelóides. Para prevenir é preciso ficar atento aos equipamentos e a forma que estes estão sendo usados. "Tudo que a gente usa tem que estar devidamente embalado, desde o cabo a luminária para não ter contato com o sangue. Basicamente tudo é descartável, somente a biqueira de aço não é, mas a gente faz a lavagem e esterilização dela", explica o tatuador Dorme.
As agulhas usadas também são descartáveis e existem de todos os tamanhos e vem prontas da fábrica.
Para quem quer saber mais sobre o mundo da tatuagem vai acontecer em Goiânia, o sexto Tattoo Rock Fest. Pedro Brito, um dos organizadores do evento afirma que haverá muitas novidades como tatuadores vindos de outras localidades, uma banda por dia de festival, entre outras. Duas bandas conhecidas já estão conformadas os Raimundos e a Dr. Sin.
Vai haver diversas exposições entre fotos de tatuagens, roupas, acessórios e também o chamado body suit, que é o formato de um corpo em madeira e cada tatuador vai pintar um.




Josiel Dias
http://josiel-dias.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!