terça-feira, 26 de julho de 2011

Como voltar a confiar depois de uma traição?

brigacasal07
Como voltar a confiar depois de uma traição?
Recomeçar é sempre um caminho difícil, exige esforço, coragem e, na maioria das vezes, muita força. Quando acontece o término de uma relação normalmente vem junto um sentimento de exaustão emocional, cansaço após uma partida perdida. Muitos não se imaginam refazendo todo o processo de estar solteiro, conhecer alguém novo, se tornar íntimo, construir. Tudo isso se torna ainda mais difícil quando o término ocorreu em razão de uma traição já que a frustração e a dor podem ser bem maiores.
Todo final nos convida a um tempo de elaboração e reflexão, um tempo importante e necessário de recolhimento a fim de se entrar em contato com sentimentos, reavaliá-los e reorganizá-los.
A traição, quase sempre, balança profundamente as estruturas daquele que apostava na relação. Apesar de muitas vezes ser anunciada ela é sempre uma horrível surpresa e ninguém nunca, jamais, espera-se passar por isso. Aquele que foi traído sofre com a perda do que há de mais importante na relação, a confiança, correndo ainda um enorme risco de sofrer a perda da confiança em si mesmo, no seu potencial, no seu valor.
Questões que ficam após o fim de uma relação são, como confiar em um novo amor, como ter coragem suficiente para apostar numa nova relação? Como voltar, acima de tudo, a confiar em si mesmo? E a acreditar que essa história não precisa se repetir no namoro seguinte?
Antes de mais nada, é importante ter em mente que cada relação é uma e sendo assim terão caminhos próprios. Parece algo simples, mas para aquele sofreu é uma das ações mais difíceis, pois muitas vezes há uma tendência natural a pensar que tudo se repetirá. Geralmente, aquele que pensa assim sofreu um abalo tão profundo que passa a desconfiar não apenas do outro mas de sua própria capacidade em ser feliz e ter alguém legal ao seu lado.
Um outro passo é buscar entender o que pode ter levado a essa situação. Nenhuma justificativa torna correta uma traição, mas ainda assim ela tem um sentido dentro daquela relação e podem ser os mais variados. Quando escrevi lá em cima que algumas vezes ela pode ser anunciada as razões podem ser imaturidade, desgaste da relação, dificuldade de comunicação ou até um chamado de atenção. Buscar compreender minimamente o que aconteceu ajuda a lidar melhor com o desafio de superar. Não reduz a dor, não diminui o que se sente, mas oferece uma certa clareza para compreender o que aconteceu.
O fundamental é considerar que a culpa pela traição não é de quem a sofreu, e que foi uma escolha do outro seguir por esse caminho. Nada tem a ver com se ter errado, não ter sido bom companheiro o suficiente, não ter correspondido às expectativas, não ser bonito, legal ou interessante. Foi o outro que por não saber lidar com suas próprias questões, conflitos e dificuldades optou por trair acreditando que essa poderia ser uma solução, uma fuga. Nunca é e nunca será. Até encontramos casais que apesar da traição conseguem se refazer, superar a crise e seguir adiante, acontece com casais que desejam firmemente estar juntos e buscam juntos lidar com a dor assim como encarar as dificuldades. Já outros não conseguem se refazer, mas usam essa situação para rever a relação e reavaliar se realmente desejam estar juntos, enquanto outros perdem para sempre o companheiro. De toda a forma é uma escolha muito arriscada já que se fere profundamente quem está ao lado enquanto existiriam outras formas de admitir os conflitos na relação e tentar arrumá-los ou ao contrário, chegar ao fim, mas sem um trauma tão grande.
Por mais desafiador ou difícil que seja é importante apostar na próxima relação, acreditar que o outro está ao seu lado porque te ama, admira, valoriza e deseja construir algo bom, caso contrário porque estaria com você? Sempre digo o quanto é importante um tempo de recolhimento ao fim de uma relação, justamente para não arrastar seus conflitos para dentro de uma nova construção. Se conseguir se oferecer esse tempo, avaliar que a culpa não foi sua pela escolha errada do anterior e que o atual companheiro está com você por escolha e desejo próprios, será mais fácil voltar a confiar no outro e no seu direito de ter um saudável e novo amor.
Fechando com algumas palavras de Clarice Lispector “Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente.” (em Aprendendo a viver). Apesar da dor sentida , se deve apostar na alegria que uma nova relação pode lhe trazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!