quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quando Deus Diz Não -parte 1 e 2

Este artigo sensacional de Sammy Tippit sobre a vontade de Deus na vida de Davi vale a pena ler.

Parte 1


Algo que não falta na minha vida são sonhos. Minha natureza é basicamente a de um sonhador. Eu era um sonhador mesmo antes de me tornar um cristão e, desde aquele glorioso dia, quando Cristo entrou na minha vida, eu tenho continuado a sonhar meus sonhos. Antes de vir a Cristo, eu sonhei com grandes realizações que trariam glória e honra ao meu nome. Após a graça de Deus ser aplicada a minha vida, eu comecei a sonhar em ver Sua glória, reino e poder.
Contudo, nem todos meus sonhos têm sido de Deus. Na verdade, eu tenho sonhado mais sonhos que não são da vontade de Deus do que sonhos que são. Um dos grandes desafios que eu encontro como líder é tentar discernir quais sonhos são Dele e quais são simplesmente idéias minhas. Mas, geralmente, o grande desafio é estar disposto a ouvir Deus dizer ‘não’ quando temos sentimentos fortes sobre um sonho e desejamos profundamente vê-lo acontecer.

Davi experimentou tal desafio. Seu grande desejo tinha sido trazer a Arca da Aliança de volta ao centro da vida judaica. Ele viu esse sonho se tornar realidade. Mas, como geralmente acontece, a satisfação de um sonho leva a outro ainda maior. Após Davi voltar ao seu palácio, ele disse a Natã, o profeta: “Olha, eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus dentro de uma tenda” (II Sam. 7:2). Natã, inicialmente, disse a ele fazer o que estivesse em seu coração. Contudo, mais tarde, o Senhor falou com Natã e disse a ele para dizer para Davi que não era para ele construir um templo para a Arca.

Isto deve ter sido devastador para Davi. Mas, ele era um homem segundo o coração de Deus. Ele queria a vontade de Deus mais do que sua própria vontade. É interessante notar que, quando Davi ouviu as palavras de Natã, ele se sentou e teve uma longa conversa com Deus. Ele expressou gratidão e louvor a Ele. O resumo do que Davi disse pode ser encontrado no versículo 28, que diz: “Agora, ó Senhor Deus, tu mesmo és Deus e as tuas palavras são verdade, e tens prometido a teu servo este bem”. A resposta de Davi, talvez, nos dá o melhor significado sobre seu caráter e liderança. Ele tinha uma confiança profunda e permanente na Palavra e no caráter de Deus. Ele sabia que podia confiar em Deus quando Ele disse “não” e que Ele é bom independente da situação.

Parte 2

Neste caso, havia vários elementos importantes para o “não” de Deus. Primeiro, a motivação de Davi e a habilidade de sonhar em construir uma casa para Deus não era algo negativo aos olhos de Deus, mesmo não sendo da vontade Dele.
Após o filho de Davi, Salomão, ter construído o templo, ele indicou que Deus estava satisfeito com o sonho de Davi. Ele disse: “Porém o Senhor disse a Davi, meu pai: Porque tiveste no teu coração o propósito de edificar uma casa ao meu nome, fizeste bem em ter isto no teu coração” (II Cron. 6:8). Deus conhece nossas mentes e nossos pensamentos. Somente vemos e entendemos em parte.

Ninguém sabe melhor do que Deus e Ele estava satisfeito com a motivação de Davi. Frequentemente, nesta vida, vemos somente parcialmente e não completamente. Só vamos poder ver completamente a vontade de Deus quando chegarmos ao céu. Sendo assim, não precisamos ficar desanimados quando não temos uma compreensão total da vontade de Deus. Parte do sonho de Davi estava correto. Um templo seria construído. Mas, o plano de Deus era que o filho de Davi, Salomão, o construísse. Deus disse a Davi: “Contudo tu não edificarás a casa, mas teu filho, que há de proceder dos teus lombos, esse edificará a casa ao meu nome”. Davi não era a pessoa para construir o templo. Sua ideia estava certa, mas a pessoa e a hora estavam errados. Deus não castigou Davi por ele não ter entendido isso.

Ele falou a Davi como um pai amoroso. E Davi conhecia Deus o suficiente para confiar Nele. Consequentemente, o templo foi construído e Deus foi glorificado. Um “não” tornou-se um degrau na escada para a realização da vontade de Deus. Na hora de Deus, Sua vontade perfeita seria realizada. Davi precisava apenas esperar no Senhor. Seus caminhos são verdadeiramente melhores do que os nossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!