sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Despertador Espiritual.

O shofar é considerado um dos instrumentos de sopro mais antigos. Somente a flauta do pastor chamada Ugav, na Bíblia se iguala em idade segundo algumas opiniões. Embora o shofar seja um símbolo tipicamente judaico, sua mensagem tem um caráter universal. Como explicava o grande filósofo Maimônides, o toque do shofar é um "despertador espiritual", um chamado à introspecção e à ação: "Acordem do seu sono, vocês que estão dormindo! Reexaminem seus atos. Lembrem-se de Deus e retornem a Ele".

O shofar nos desperta do nosso sono espiritual profundo e nos incita a incorporarmos em nosso cotidiano os verdadeiros e eternos valores morais deixados por Deus.

Todos nós conhecemos a função do sacerdote, que era oficiar diante de Deus. Mas poucos de nós conhecemos a função do Shofar.

Em nossas traduções da Bíblia esta palavra vem traduzida como "trombeta, e as vezes buzina"; porém a tradução correta seria "chifre de carneiro" pois o shofar é na realidade um chifre de carneiro usado como um instrumento de sopro. O shofar é feito de um chifre de animal casher (considerado limpo).

Qualquer chifre pode ser usado para o shofar, exceto vaca ou touro, pois estes chifres são chamados em hebraico de "keren" e não shofar, e também porque seu chifre é um lembrete ao Bezerro de Ouro que os filhos de Israel fizeram no deserto, ao deixarem o Egito. A palavra shofar aparece 72 vezes na Tanach (Velho Testamento), o shofar não produz sons delicados como o clarim moderno, a trombeta ou outro instrumento de sopro,porém para os judeus, o shofar não é um instrumento "musical"; não é usado por prazer ou divertimento; é considerado sagrado, quase como uma voz celestial.

Mas, o mais interessante é que o shofar é feito de chifre de carneiro. E o carneiro na verdade é um cordeiro que já amadureceu (atingiu a idade adulta)!
Então, esse instrumento é feito de um animal já pronto, maduro, mostrando-nos que os anúncios, proclamações e decretos do Eterno são feitos a partir de algo (ou alguém) maduro, pronto para tal ato, também são feitos na plenitude dos tempos! Ou seja, só no tempo certo! Nada acontece antes ou depois da hora determinada pelo Senhor!

Algo que devemos levar em consideração é que para se obter um shofar deveria haver o sacrifício de um cordeiro ou carneiro, na simbologia profética do shofar temos uma incrível transparência no plano de salvação do Eterno para a humanidade, pois Cristo foi enviado como cordeiro para estabelecer um reino universal no planeta, segundo as escrituras chifres representam reinos ou reis."Aquele carneiro que viste com dois chifres são os reis da Média e da Pérsia. Mas o bode peludo, é o rei da Grécia, e o chifre grande que tinha entre os seus olhos é o primeiro rei." Dn.8:20-21.

A morte do cordeiro de Deus trouxe aos homens a promessa de um verdadeiro reino de paz na terra, Ele (Yeshua) como rei universal se tornou o shofar de Israel em seus dias; bradando e convocando o povo corrompido á se voltarem em unidade e santidade para o seu Deus, aqui Ele vem na simbologia do shofar representado como o "Melech Ysrael" Rei de Israel.

O Shofar é um instrumento de sopro, portanto alguém deve sopra-lo para que ele produza seu som, os primeiros toques do shofar profético Yeshua soprado pelo Eterno convocaram uma comitiva de 12 homens em Israel; e subitamente várias outras pessoas que após receberem o sopro de Deus no Pentecostes (At.2:1-2), que veio como um vento impetuoso e encheu a casa onde estavam, também se tornaram shofares de Deus e bradaram em Israel e nas nações gentílicas anunciando o reino de Deus e convocando os seres humanos a despertarem do sono espiritual e se voltarem para o Deus soberano.

Que incrível a morte do cordeiro de Deus não somente trouxe um reino universal á terra mas também criou um exército de shofares (chifres) chamado de "Reis e Sacerdotes" (Ap.5:10-1:6-20:6), e mesmo nos nossos dias os shofares de Deus que continuam sendo tocados pelo sopro do Espírito Santo convocando os homens para se reunirem perante o Eterno.

O shofar também anuncia aquilo que está pronto para acontecer! O tempo está cumprido! Seja então tocado o shofar! A sua voz (do shofar) é a "voz profética do Eterno" que anuncia que o tempo chegou e que é hora do cumprimento de seus desígnios! Todas as vezes que o shofar é tocado, ha satan (o opositor) inimigo de nossas almas é obrigado á lembrar que o cordeiro de Deus foi morto, ressuscitou e instituiu sua condenação e o fim de seus dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!