sábado, 24 de setembro de 2011

.: Ha Shabbat :.

 

:: Introdução ::

Shabbat Shalom !

De todos os dez mandamentos, o quarto, a guarda do Shabat , é o mais enfatizado pelo Eterno. Vamos ver por que:
Tudo começou em Bereshit (Gênesis - Cap 1, 2). Durante a execução de Sua obra de re-criação da terra, ELE estabeleceu o tempo terreno, os dias, semanas, anos e as estações. Ao sexto dia finalizou toda a Sua criação. E realmente viu que era “muito bom” ! (Bereshit 1.31). No Sétimo dia, Ele mesmo descansou de toda obra que fez. Abençoou e santificou este dia. Celebrou, jubilou pela Sua criação, principalmente pela Sua coroa, o homem!

O próprio Criador foi o primeiro dentre os primeiros a trabalhar seis dias e guardar o sétimo, alegrando-se nele por tudo que fez.
Em sua perfeita sabedoria, Ele mesmo praticou o descanso no sétimo dia; e como era muito bom, ensinou o homem como era maravilhoso este princípio que nos liga ao Criador.
Seria um erro entender que Elohim “cansou-se” naqueles seis dias e precisou descansar. Ele não esta sujeito ao nosso tempo. Ele não se cansa nem se fatiga ! Isaias 40:28 diz “Não sabes ? Adonai é eterno, o Criador dos fins da terra. Ele não se cansa nem se fatiga. Não está sujeito à maldição que o homem recebeu por causa do pecado que cometeu. Este Ciclo de trabalho e descanso é o que o homem precisa para ter saúde espiritual, emocional e física ! Isto já era necessário antes do homem pecar, quanto mais depois, quando trouxe sobre si a conseqüência de sua desobediência : “com o suor do teu rosto comerás pão” (Bereshit 3:19).
Percebemos a forte ligação entre a criação do homem, a coroa de Elohim, com o dia de descanso, o sétimo dia. Percebemos também que o Shabbat é um dia de festa do Criador com sua criação! Ele ficou tão satisfeito, tão feliz que separou um dia só para comemorar : Criador e criatura! Pai e filhos!
A semana é a marcação do ritmo do trabalho no tempo terreno. No calendário de D´us, o dia começa ao pôr-do-sol “... e houve tarde e manhã...” Bereshit 1:5. Seis dias são suficientes, ou melhor dizendo,estipulados, ordenados para todo trabalho e o sétimo dia é a pausa necessária para promover saúde e bem-estar. Quebrar esta lei divina traz grandes prejuízos espirituais, morais e físicos. Gera morte: “Portanto guardareis o shabbat, porque santo é para vós. Aquele que o profanar certamente será morto; qualquer que nele fizer algum trabalho, a sua alma será banida do meio do seu povo” (Shemot / Êxodo 31:14).
YHWH praticou esta lei e viu que era boa : “E abençoou YHWH o Shabbat e o santificou, porque nele descansou de toda a obra de criação que fizera“ (Bereshit 2:3). E ntão Ele mesmo faz deste dia, especial. O dia em que Ele parou TUDO para “somente” deliciar-se com o resultado de Seu trabalho. E decretou que toda Sua criação pare TUDO e volte-se “somente” para Seu Criador!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!