sábado, 24 de setembro de 2011

Jacó : o Nome e o caráter.

:: Introdução e Significado ::

► Introdução

Já ouvi muitas vezes pregadores dizendo na tv, rádio e ao vivo que ".. o nome Jacó quer dizer enganador, mentiroso, trapaceiro" .... Fico chocado porque isto é uma heresia, um engano ensinado, levando pessoas ao erro, e a perder bençãos relacionadas com este nome e com este Homem.
Nenhum filho ou servo do Altíssimo necessita de advogado, porque o próprio YHWH advoga por eles. Por isto este estudo não “defenderá” Jacó, mas ministrará a todos os que lêem a visão bíblica sobre o nome, a honra e o caráter dele.

► Significado

D´us de Avraham (Abraão), Yitzack (Isaac), e Jacó (Yaakov ). Porque tantas vezes o próprio Eterno e seus profetas continuavam chamando Yaakov de Yaakov e não de Israel? Porque Yaakov é um nome tão honrado. E como apesar disto, quem inventou que o nome Jacó quer dizer mentiroso e trapaceiro. "D´us e Abraão, Isaque e de mentiroso e trapaceiro?? "D´us é D´us de mentirosos e trapaceiros? O meu não é.
Não existe o som de JOTA no hebraico. O nome real de Jacó é Yaakov, que em hebraico significa suplantador.
 
Suplantar
su.plan.tar
(lat supplantare) vtd 1 Meter sob a planta dos pés; calcar, pisar: Suplantar a grama, as folhas. 2 Prostrar aos pés (o vencido); derrubar: Suplantar o adversário. 3 Levar vantagem a, ser superior a; exceder, sobrelevar, vencer: Jacó suplantou Esaú e o anjo.
Dic. Michaelis- on line.

O Nome Yaakov, deriva ,em hebraico da palavra “calcanhar”.
Ao contrário de seus pais, Yaakov antes de nascer, já lutava com seu irmão, que representava uma nação que não serviria ao Eterno. E lutava para conquistar uma posição que só seria consumada com luta, esforço e fé. O plano de D’us para ele, envolvia um nascimento assim, para que seu caráter refletisse ao Eterno, e para que seu povo refletisse o Seu caráter.
Os profetas revelam o Eterno como o Senhor dos Exércitos. Aquele que vence, derruba e destrói seus inimigos. O ETERNO SUPLANTA SEUS INIMIGOS.
Podemos entender que o nome Yaakov (Jacó) significa: AQUELE QUE LUTA E VENCE.
Que coisa heim? Yaakov não significa mentiroso, enganador, trapaceiro?
Não! Significa, AQUELE QUE LUTA E VENCE!
Talvez a maioria dos cristãos jamais foram ensinados corretamente sobre o nome de Yaakov. Antes ouviram que D’us mudou a sorte de um trapaceiro mentiroso para aquele que luta com D’us. E isto é uma heresia, uma mentira e antes de mais nada um desrespeito com o próprio SENHOR e a Sua Palavra. Pela falta de entendimento se perece. Pois o Homem Yaakov é além de pai físico para todo Israel, é um pai espiritual para todos os que temem ao Eterno.

Estudo feito pela equipe L´Yeshua (Parayeshua).
fontes das foto do banner: http://www.spiritofbaraka.com/slideshow.aspx?image=Baraka1188
http://parayeshua.yoddesign.com/yaakov.php
http://www.brooklynrecord.com/archives/2006/12/hassidic_walkin.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!