sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Escravos das Preocupações‏.

-----------------------------------------------------------------------------------------
"E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mateus 28:20).
Dr. Peter Marshall, quando era capelão do Senado dos Estados Unidos, uma vez abriu a sessão do Senado com esta oração: "Ajude-nos a fazer nosso melhor hoje, de forma que não tomemos emprestado as dificuldades de amanhã. Salve-nos do pecado da preocupação, para que não nos surjam úlceras como sinal de nossa falta de fé."

Muitas vezes deixamos de desfrutar momentos de prazer e felicidade, pelo fato de estarmos preocupados com lutas que só enfrentaremos no futuro. E onde está a nossa confiança no Deus a quem servimos? Por que duvidamos da promessa de que sempre nos dará a vitória? Por que ignorar o fato de que Ele está e sempre estará a nosso lado?

É preciso que estejamos preparados para viver o hoje. Amanhã será um novo dia. Muitas coisas podem acontecer até lá e até nada acontecer. A preocupação antecipada por causa das dificuldades apaga o nosso sorriso, embaça o nosso brilho, encobre nossa esperança, ofende a nossa fé. Eu não posso estar preocupado com o amanhã por que creio no meu Senhor, porque amo ao meu Salvador, porque o tenho trazido no coração.

A preocupação exagerada e desnecessária com o dia de amanhã tira a nossa paz, fere a nossa alma,afasta-nos da presença de Deus. Ao caminharmos ao lado do Senhor, a preocupação vai embora e leva consigo a dúvida e a incredulidade. Sabemos que nenhuma luta nos tirará a vitória, nem hoje, nem amanhã e nem qualquer outro dia.

Na vida, passamos por momento difíceis, em que somos pressionados pelos problemas, passando por dificuldades, enfrentando lutas. Isso acaba nos fazendo ficar ansiosos.

A ansiedade pode produzir bons frutos ou não. A ansiedade faz parte das emoções do ser humano, ninguém vive, sem experimenta-la.

Ela é boa, quando nos impulsiona, a agir, trabalhar, dar frutos, produzir, conquistar. Quando não nos leva ao descontrole emocional. Essa ansiedade é natural. E natural ficar um pouco ansioso, diante do primeiro dia no emprego. E natural ficar ansioso, na véspera do encontro com a pessoa amada. E natural ficar ansioso na véspera das provas do vestibular. Mas há uma ansiedade, que gera prejuízos emocionais

E aquela que gera pessoa aflita, angustiada, que vive perturbada por causa da incerteza a sua volta. Ela não dorme direito, a não ser a base de calmantes, seu sono é agitado. Muitas vezes tem taquicardia, assusta a toa, chora por qualquer coisa. Perde o controle facilmente. Muitas vezes, passa noites em claro, pensando no que fazer no dia seguinte. Como resolver um problema financeiro. Como agir com alguém viciado. O que fazer diante de uma crise conjugal. Como resolver os assuntos ministeriais. Discute por quaulquer motivo. Age precipitadamente, sem pensar.

A ansiedade pode causar enorme prejuizo, sofrimento desconforto pessoal, social, afetivo, sexual, profissional, academico, prejudicando como um todo a qualidade de vida da pessoa.

Algumas levam a pessoa ao Pânico. Condenando a pessoa confinamento por medo. Medo de ser atacada. Medo de ser rejeitada. Medo de ser mal interpretada. Essa ansiedade, pode condenar uma vida, a uma prisão emocional ,levando a loucura, muitas vezes até mesmo ao suicídio.

Transtorno Ansioso. Este é sem duvida o mais comum e característico transtorno emocional de nossos tempos. Como foi dito, ansiedade e medo são parentes próximos, originários de uma mesma raiz do funcionamento mental. A característica externa, visível fundamental o transtorno ansioso é a pressa, é a vontade que a pessoa tem que as coisas acabem rápido que elas se concluam. Isto acontece pois o sentimento interior inconsciente é de medo, de pressentimento de que algo de ruim possa acontecer, que algo não vai dar certo e que por isto ele deve se apressar para que o fato no qual ele esta envolvido se conclua rapidamente para que ele possa se ver livra, aliviado da sensação de perigo.

Assim os sintomas principais do transtorno ansioso são a inquietação motora, sensações de angustia (aperto no peito ou na garganta), sudorese, taquicardia, mal estar generalizado, a pessoa não consegue ficar parada, as vezes rói unhas, puxa o cabelo, precisa ficar mexendo em algo, permanece balançando pernas e braços.Também podem ser pessoas muito falantes (compulsão para falar) e muita dificuldade de ouvir, absorver e entender.

Algumas variantes dos sintomas do transtorno ansioso são os vícios, os mal hábitos, que também são ligados aos transtornos compulsivos, como o vício de fumar(descobertas recentes dizem que a nicotina além de seus malefícios tem a capacidade química de uma ação ansiolítica e até antidepressiva), o vicio de comer (esta já não é uma descoberta tão recente que o açúcar é um poderoso calmante), o vicio do álcool (outra substancia que alem de causar danos a saúde tem importante efeito ansiolítico e antidepressivo momentâneo). Os ansiosos de forma não voluntária buscam o alivio para a sua ansiedade através do uso compulsivo destas e de outras drogas também (maconha, cocaína, crack, ópio e morfina também são usadas por pessoas muito ansiosas).

O sentimento crônico da ansiedade é muito ruim, e na maioria das vezes a pessoa não identifica que se trate de uma ansiedade, de um medo e não consegue dar uma razão lógica, formal, para o que esta acontecendo. Expressões como "Medo do que?", "Mas como isto esta acontecendo se esta tudo bem ?" ou Isto não faz sentido ", são muito comuns, e tudo que a pessoa quer é achar um jeito rápido (até por que é típico do ansioso) para se livrar desta sensação. Dai o uso de drogas ou outros métodos ineficazes que até trazem um alívio imediato mas que vão cada vez mais aumentando a ansiedade da pessoa.

O quadro agudo da ansiedade é marcado muito mais pela intensidade das sensações físicas do que pela percepção de qualquer conflito psicológico. Os sintomas são os mesmos do que os relatados acima acrescentados de tontura, sensação de desmaio, de morte ou de que se vai enlouquecer ou perder o controle de tudo. Quando estas sensações começam a se repetir com freqüência o nome do quadro passa a se chamar de Síndrome do Pânico, a tão famosa, que na verdade é a repetição de crises de ansiedade aguda.

A questão que você deve achar que falta a nossa conversa é por que que afinal de contas isto acontece, qual a origem do trantorno ansioso, e eu vou dizer que existem milhares de explicações, algumas eu já falei em outras partes de nosso site. A que mais me agrada é aquela que relaciona a ansiedade com a aceleração desarmônica de nossa mente, "Mente acelerada é mente desequilibrada"já disse eu mesmo em outras partes. A vida moderna, urbana estimula em demasia a nossa mente e esta sempre exigindo elaboração e raciocínios rápidos o que desencadeia quadros de ansiedade. A vontade do individuo de achar soluções rápidas também é outro fator desencadeante assim como o desejo de buscar e atingir objetivos que supostamente trariam tranqüilidade, e quanto mais rápida e desarmônica a mente estiver, maior a sensação de medo e ansiedade. Quanto mais equilibrada , harmônica e coordenada a nossa mente estiver, maior a sensação de calma e paz de espírito.

Teoricamente acabei de oferecer uma solução para acabar com a ansiedade, não querer nada, não perseguir nada, pelo menos em nível mental e aceitar as coisas como são sem se deixar dominar pela ânsia de querer modifica-las. Podemos querer modificar as coisas mas não podemos deixar a nossa mente se acelerar por causa disto.

Como agir diante dessa ansiedade? Um sujeito estava caindo em um barranco e se agarrou as raízes de uma árvore. Em cima do barranco, havia um urso imenso querendo devorá-lo. O urso rosnava, mostrava os dentes, babava de ansiedade pelo prato que tinha a sua frente. Embaixo, prontas para engolí-lo quando caísse, estavam nada mais nada menos do que seis onças tremendamente famintas.
Ele erguia a cabeça, olhava para cima e via o urso rosnando. Abaixava depressa a cabeça para não perdê-la na sua boca. Quando o urso dava uma folga, ouvia o urro das onças, próximas de seu pé. As onças embaixo querendo comê-lo, e o urso em cima querendo devorá-lo. Em determinado momento, ele olhou para o lado esquerdo e viu um morango vermelho, lindo, com aquelas escamas douradas refletindo o sol. Num esforço supremo, apoiou seu corpo, sustentado apenas pela mão direita, e, com a esquerda, pegou o morango. Quando pode olha-lo melhor,ficou inebriado com sua beleza. Então, levou o morango a boca e se deliciou com o sabor doce e suculento. Foi um prazer supremo comer aquele morango tão gostoso.

Talvez você me pergunte: "Mas, e o urso?" Dane-se o urso e coma os morangos! E as onças? Azar das onças, coma os morangos!

A palavra do Senhor diz em Mateus 6: 25 "Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? 26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas? 27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? 28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; 29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? 32 (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso."

Meu amado (a)

Você é mais valoroso para o Senhor, que qualquer coisa... Você é menina dos olhos de Deus, ai de quem te tocar. Isaías 49: 16 Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei. Já parou para pensar nisso?
O seu nome está impresso nas mãos dele, a cada vez ,que ele estende as mãos para agir, ele depara com o seu nome. Ele tem o maior zelo por você. Você é obra das mãos dele, nada está fora do controle dele.

Filipenses 4: 6 diz "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; Apresente a ele, as suas petições e fique em paz."

Romanos 8: 28 diz "E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."

Salmo 37:5 diz "Entrega o teu caminho, ao Senhor e tudo ele fará" Passa as mãos do Senhor, o seu destino, a sua vida e ele vai cuidar de todas as coisas, pra você, ele vai entrar em ação e agindo Deus, quem impedirá?

Salmo 4: 8 está esrito "Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança." Você está nas mãos dele, portanto está seguro, firme.

Salmo 91: 1 diz "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará." Não tenha receio, sossegue as tuas emoções, se apóie no senhor e deixe tudo aos cuidados dele.

Salmo 29:11 fala "O Senhor abençoara o seu povo com paz."

A cura para a ansiedade está nas suas mãos. Vivamos abundantemente o agora. Deixemos tudo o mais para depois. Não estejamos ansiosos com os problemas que ainda não chegaram. É possível que nunca cheguem. E, se chegarem, enfrentemo-los na força do Senhor. Ele estará conosco, pelejará conosco, e juntos nos alegraremos pela vitória.
Que Deus te abençoe!

---

Solo Deo Glória.,

Luiz Claudio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!