terça-feira, 1 de janeiro de 2013

AVALIAÇÃO.


Leitura Bíblica: Gênesis 42.1-22

“Foste pesado na balança e achado em falta.” (Dn 5.27)

AVALIAÇÃO

O fim de um ano sempre traz a oportunidade de fazer avaliações e balanços da vida e de traçar metas para o novo ano.

Ao avaliarmos o ano velho, olhamos para trás procurando entender as experiências que tivemos, os caminhos que o Senhor nos permitiu andar e as lições que podemos aprender com cada situação. Quando uma empresa faz o balanço no final do ano, o resultado pode ser positivo ou negativo; pode resultar em lucro ou prejuízo. Assim também é a nossa vida. As experiências que vivemos neste ano que passou podem-nos ter levado para mais perto de Deus, nos ajudado a crescer e amadurecer, a abençoar nossa família, os amigos e colegas, mas também podem ter-nos dados prejuízos. Talvez em algumas experiências crescemos espiritualmente e fomos uma bênção para os outros. Com outras talvez não soubemos lidar e perdemos a oportunidade de crescer e amadurecer e não fomos um instrumento de Deus para abençoar os outros

No entanto, é importante aprender, até mesmo com nossos erros. Um erro pode ser uma experiência positiva se aprendermos como não se deve fazer algo. Infelizmente, nem sempre temos a habilidade e a humildade de aprender com nossos erros. É muito mais comum tentarmos justificar-nos ou encontrar um culpado para nossos fracassos. Só que, se fizermos isso, não aprendemos nada com o erro e a tendência é repeti-lo na próxima vez.

Na leitura bíblica de hoje, os irmãos de José tiveram uma oportunidade de avaliar o que haviam feito no passado. Foi um momento muito difícil para eles. Se tivessem aprendido a lição antes, Deus não precisaria ter falado tão duro dessa vez. Uns aprendem pelo amor, outros só aprendem pela dor. Por isso, aproveite este fim de ano para avaliar o que passou e corrigir os erros, antes que seja tarde. Hoje nós podemos nos avaliar. Um dia Deus nos avaliará. Hoje Jesus é nosso advogado, um dia será nosso juiz.
(texto de HS).

Mensagem enviada para meu e-mail.
Shalom Adonai.
Glauce Lopes

Um comentário:

  1. Olá meus queridos irmãos. Paz e graça de Jesus.
    Parabéns pelo blog muito edificante. Eu acredito que; crescemos quando lemos, quando compartilhamos.
    Aprendendo uns com os outros, crescemos na graça e conhecimento da Palavra.
    Aproveito a oportunidade para compartilhar também meu blog. Contém: ensinos de crescimento, edificação e exortação, muitos poemas e algumas músicas tudo dentro do carisma evangélico.
    Ficarei feliz por vossa visita e muito mais ainda se seguir.
    Que Deus continue a abençoar-vos ricamente. Antonio Batalha.

    ResponderExcluir

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!