sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A CAVERNA NÃO É O SEU LUGAR !

"...perante ele, até a tristeza salta de prazer." (Jó 41:22b)
 
Ninguém gosta de enfrentar problemas, sofrer com uma doença ou passar por aflições nesta vida. Mas, por que reclamar, se o próprio Mestre Jesus sofreu quando esteve por aqui? Sim! Até Jesus! Por que nós, simples pecadores, não sofreremos também? O que nos alegra é saber que Cristo venceu e, como o Senhor, também somos e eternamente seremos vitoriosos! “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (Jo.16:33).

Talvez você esteja lendo este texto e passando por momentos difíceis, pensando que não será capaz de vencer tantas adversidades. Ultimamente, você está tão cansado que se vê impossibilitado de encontrar uma solução ou uma resposta para os seus questionamentos. Quem sabe sofra com a família, com o trabalho ou até com problemas ministeriais... Saiba que hoje o Deus do impossível está provando o Seu coração. Será possível que Ele encontre fé em você, meu querido leitor? Será que a sua esperança no Senhor ainda brilha como um farol, mesmo que tudo pareça perdido?

Durante as tribulações da vida, a tendência do homem natural é deixar que a depressão e o desânimo envolvam e perturbem a sua alma. Mesmo sendo um profeta maravilhoso, conhecedor do poder de Deus, Elias enfrentou um momento de profunda angústia e desespero diante da perseguição da rainha Jezabel. Sem ver uma solução para o seu problema, ele simplesmente decidiu que deveria parar de lutar e se abrigou na escuridão de uma caverna.

O Pai Misericordioso, que sondava e conhecia o interior desesperado de Elias, ao vê-lo dentro daquela caverna, desanimado e totalmente desgastado, indagou-lhe: “Que fazes aqui, Elias?” (1 Rs.20:13). Parece que num determinado momento, Elias havia se esquecido do Grande e Poderoso amor do Deus que amparou Abraão, Isaque e Jacó. No entanto, Deus não havia se esquecido de Elias, de sua fidelidade, de seu bom testemunho sobre a terra e de seu coração sincero, que ansiava por ver uma transformação espiritual sobre a nação de Israel.

Fácil é dizer que o Senhor salva, cura e liberta. Porém, nem sempre conseguimos crer em tais verdades quando nossa alma está tomada por aflições, problemas ou enfermidades ditas incuráveis pelo homem. Deus sabe que somos pecadores e, por vezes, falhamos ao dizer que confiamos nEle de todo o coração, força e entendimento. Com todas as nossas debilidades, ainda assim podemos confiar de forma inabalável em Deus, se quisermos! Jó, um servo fiel diante da calamidade, foi capaz de declarar e viver tal palavra: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25).

Ao perguntar para Elias: “O que você está fazendo aqui na caverna?”, o Senhor estava dizendo: “Meu filho querido, será que você já se esqueceu de tantas maravilhas que operei em sua vida e ministério? O seu lugar não é aqui, Elias! Você não pode desistir e nem se esconder, pois Eu lhe chamei para ser uma luz, brilhar por onde quer que esteja e ver milagres ainda maiores que Eu poderei fazer se você puder crer em mim!” Será que você se lembra de Marta, irmã de Lázaro, amigo de Jesus? Na ocasião da morte de Lázaro, quando ele jazia por 4 dias na sepultura, o Senhor Jesus, ao chegar no local, solicitou que a pedra que lacrava o sepulcro fosse removida. Desanimada, Marta disse: “Mas, Jesus, Lázaro já está morto há 4 dias.” A resposta de Jesus ainda comove e desafia nossos corações: “...Não te hei dito, que se creres, verás a glória de Deus?” (Jo.11:40b).

Enquanto que a depressão e o desânimo paralisam nossas forças espirituais e enfraquecem nosso corpo, a fé nos faz alcançar aquilo que está além do que podemos imaginar ou entender! Portanto, não permaneça nesta caverna escura, meu querido! Vá para fora da caverna! Como Elias, ouça a voz mansa e suave do Senhor acalmando seu coração e capacitando sua mente limitada, para que você possa solucionar tal problema que tanto lhe preocupa no dia de hoje!

Há alguma coisa que Deus não possa fazer? Se Jesus libertou Lázaro até da morte, o que Ele não poderá fazer em seu favor? Não é tempo de chorar e perder sua alegria reclamando das adversidades! Seja espiritual e aprenda a confiar inteiramente no Senhor, o Deus Vivo! “O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será condenado.” (Sl.34:22). Não é agradável usar nossos lábios que glorificam a Deus para murmurar e dizer palavras de derrota! Afinal, o Senhor nos chamou para proclamar a vitória e não para servir de mau testemunho aos que ainda não têm intimidade com Deus!

Se até hoje você se decepcionou e cansou de viver um tempo de total amargura, tente experimentar o caminho da alegria em louvar e agradecer a Deus por tudo o que Ele fez por você, principalmente pela salvação que só Ele e mais nenhum outro pode nos conceder! Viva na luz do Senhor e não na escuridão da caverna da adversidade! Sofremos, sim, mas com Ele venceremos, com certeza! O seu lugar não é na caverna, mas no monte do Senhor! Você crê nesta palavra? Então, comece agora mesmo a louvar a Deus e prove da mais abundante e poderosa alegria, que ultrapassa e vence qualquer e todo poder das trevas! Amém!

"Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos ." (Sl.43:3).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!