sexta-feira, 2 de setembro de 2011

POR QUE DEUS NÃO ME OUVE?

“Disse-me, porém, o Senhor: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não seria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam."
(Jr. 15:1)















O Senhor é um Deus misericordioso, que sente prazer em estar ao lado do homem, guiar seus passos e trazer descanso ao seu coração. Por que o Senhor nos rejeitaria, se você e eu somos a coroa de Sua criação? As Escrituras Sagradas nos asseguram que os ouvidos de Deus estão atentos ao clamor do justo (Sl.34:15) e que Seus olhos procuram os fiéis da terra, para que estejam com Ele (Sl 101:6). Viu como Deus sente alegria em ser nosso Amigo?
Ainda que a amizade do Senhor para conosco seja uma realidade comprovada pela Bíblia, há muitos que hoje estão desesperados, perguntando: “Se Deus é realmente meu Amigo e se Ele me ama, então, por que não atende a minha oração? Será que Ele está me ouvindo? Deus é real ou trata-se apenas de um personagem com poderes limitados ao passado?” Se você se sente abandonado ou desprezado por Deus, preste atenção ao que vamos dizer! Pois, de fato, Deus te ama e o maior desejo do coração do Pai é ouvir a sua oração, meu querido leitor (Sl. 94:9).


Como explicar o silêncio do Todo-Poderoso diante da súplica desesperada do homem? Podemos citar três motivos pelos quais o Senhor não atenda às nossas orações: 1° MOTIVO: Há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ec.3:1) Deus sabe qual é o dia certo da bênção que você tanto espera chegar. Não precisamos ficar ansiosos e preocupados, já que o Senhor sonda o coração de Seus filhos e conhece todos os detalhes da vida de cada um deles! Portanto, viva um dia de cada vez. Aproveite este momento para louvar a Deus, mesmo que você esteja chorando! “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” (Mt. 6:26).

2º MOTIVO: Os pensamentos e os caminhos de Deus são mais altos do que os pensamentos e os caminhos do homem (Is.55:9) Aquilo que pensamos ser bom não se compara a tudo que o Senhor tem para nos oferecer. Sonhamos conquistar algo, mas Deus quer nos dar o que há de melhor. Nem sempre um sonho ou plano humano dá certo! Às vezes, os encantos de um sonho podem se tornar em pesadelos! O melhor caminho é escolher ser conduzido pela boa, perfeita e agradável vontade de Deus. “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim deles são os caminhos da morte.” (Pv.14:12).
3º MOTIVO: O pecado afasta o homem de Deus (Is.59:2) Apenas o pecado pode nos privar das bênçãos do Senhor. Afinal, que comunhão terá a luz com as trevas? Cristo já derrotou o pecado na cruz para que você viva hoje em santidade e seja um participante da herança do Reino de Deus. No entanto, muitos ainda permanecem carregando o fardo de Satanás, estão presos aos prazeres carnais e jamais poderão desfrutar dos milagres do Senhor.


A conduta do povo de Israel nos serve como um grande exemplo de negligência e rebeldia. Conscientemente, a nação, escolhida para ser santa, praticava pecados de idolatria, adultério e apostasia (abandono da fé). Diante de tal situação, o Senhor Deus orientou o profeta Jeremias: “Não interceda mais por este povo, pois nem que se levantassem Moisés e Samuel para interceder, Eu não agiria em favor desta nação.” (Jr.7:16; Jr.15:1).

O homem é tão egoísta que além de escolher o caminho do pecado, também deseja as bênçãos de Deus. Não há como trilhar por dois caminhos diferentes! “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” (1 Jo 1:15 e 16).
Não adianta fazer campanhas, jejuns ou pedir que servos de Deus intercedam por nossa causa se insistimos em permanecer no erro. Enganamo-nos a nós mesmos se dissermos que não temos pecado (1 Jo.1:8). Saul foi outro exemplo de negligência e queda. Abraçando o orgulho, esse rei lançou-se sobre a própria espada, a fim de não ser vítima do inimigo (1 Sm.31). Que fim trágico!
Deus quer ver a alegria reinando entre Seus filhos, mas, infelizmente, Ele não pode agir quando nos submetemos às amarras do pecado. “...porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”(Gl 6:7b). Seja inteligente e receba a misericórdia do Senhor. O arrependimento de pecados é o primeiro passo para alcançarmos as bênçãos. Sem arrependimento não pode haver mudança ou transformação. Não seja um escravo de Satanás, mas se entregue inteiramente e sinceramente aos cuidados do Senhor, Aquele que certamente ouvirá o seu clamor.





“Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações, os teus ouvidos estarão abertos para eles;” (Sl. 10:17).
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glauce Lopes

Glauce Lopes
O D-us de Israel é o que tem todo poder!